Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 21/jun/2021
Quem procura uma nova casa para morar se depara com algumas dúvidas inerentes ao processo. Um dos maiores questionamentos é: será que é melhor comprar um apartamento pronto para morar ou ainda na planta? As duas alternativas oferecem vantagens. Mas, antes de decidir, você precisa saber a diferença entre elas.
São as construtoras e incorporadoras as responsáveis por comercializar os apartamentos ainda na planta. Nesse cenário, o comprador paga a taxa de entrada no momento da aquisição e só recebe as chaves quando o imóvel estiver finalizado.
Por outro lado, um apartamento pronto é vendido após a entrega do empreendimento. Normalmente, costuma ser uma unidade que não foi adquirida por ninguém durante as negociações na planta. Essa opção envolve uma série de benefícios, que destacamos a seguir. Confira!
Caso você esteja com pressa para se mudar, o apartamento pronto para morar é a melhor escolha. Isso porque, assim que a documentação do processo de compra — seja para financiamentos ou pagamentos à vista — estiver finalizada, já poderá se acomodar na casa nova. Em um apartamento na planta, você teria que aguardar até o final das obras, que costumam ter prazos acima de um ano.
Outra vantagem de comprar um apartamento pronto para morar, é que dificilmente precisará reformar alguma coisa. Sabemos que todo o processo de reformas envolve muito trabalho, tempo e a contratação de profissionais específicos. Tudo isso leva um certo tempo e dinheiro para ser finalizado.
No caso de um apartamento pronto, você só precisará analisar as opções disponíveis e escolher aquela que mais se encaixa em suas necessidades. Ou seja, as chances de precisar modificar algo diminuem drasticamente.
Poder visitar o apartamento pronto para morar decorado antes de fechar a compra é uma excelente vantagem. Dessa forma, você conseguirá ter uma noção melhor das reais condições do imóvel. Com essas informações, poderá determinar se vale ou não a pena adquirir determinado imóvel.
Nesse sentido, é possível avaliar inúmeros aspectos da residência, como a qualidade dos materiais do acabamento. Além disso, também ganhará uma perspectiva melhor sobre como seus móveis ficarão na propriedade escolhida.
Mais um benefício de um apartamento pronto para morar é a facilidade de fazer um planejamento financeiro para a compra. Se você está com o orçamento limitado ou não quer correr riscos em relação ao valor final do imóvel — algo que varia bastante em imóveis na planta — os apartamentos prontos permitem uma previsibilidade financeira maior.
Isso porque, esse tipo de imóvel, geralmente, apresenta um valor fixo de venda. Além disso, como o apartamento já está finalizado, você ainda pode negociar as condições de pagamento sem surpresas.
Independentemente da sua escolha, é sabido por todos que fazer uma compra desse nível requer uma análise profunda de todos os fatores que a envolvem. Nesse sentido, um apartamento pronto para morar facilita esse estudo.
Afinal, analisar a infraestrutura, a quantidade de cômodos, o tamanho da propriedade, as condições do condomínio, a vizinhança, segurança e outros, é muito mais fácil em um imóvel pronto.
Não só isso, mas também a área de lazer, limpeza de apartamentos e outros fatores essenciais para o bem-estar de você e de sua família. Lá fora, você pode determinar a loja mais próxima, se o trânsito é conveniente, se há atividades na rua e outros pontos que você considera importantes.
Assim, para cada apartamento que visitar, poderá compreender melhor os seus pontos positivos e negativos para que também possa analisá-los com base no valor do imóvel para perceber se é gratificante ou não.
Um apartamento pronto para morar traz maior comodidade no processo de compra. Sendo assim, a opção mais indicada para quem tem pressa ou não dispõe de muito tempo para enfrentar questões com obras ou reformas.
Após a conclusão do apartamento, o processo de compra inclui o entendimento das opções, seleção, negociação e assinatura do contrato. Dessa forma, você não precisa se preocupar em obter os documentos necessários para legalizar sua casa – esse processo geralmente é um pouco enfadonho e demorado.
Em termos de crédito imobiliário, é bem comum adquirir um apartamento pronto para morar por meio de um financiamento imobiliário, pois é mais flexível e o banco só precisa avaliar e emitir autorização. Além disso, o negócio acontece com mais fluidez e segurança, ao contrário do processo de compra de um apartamento na planta.
Essas facilidades garantem que, uma vez aprovado o crédito, você poderá tomar posse do imóvel sem preocupações. Geralmente é um investimento de longo prazo, com entrada paga e o restante custeado pelo banco.
Para casas compradas na planta, o financiamento é muito mais fácil, apesar de toda a burocracia envolvida. Afinal, você também pode negociar o valor da entrada e das mensalidades — caso tenha escolhido financiar — diretamente com a construtora.
Podemos dizer que a compra de um apartamento pronto para morar pode ser mais burocrática por envolver cartório e uma grande quantidade de documentos. Mas, esse processos trazem mais garantias para uma negociação bem-sucedida.
Embora a emissão dos documentos de uma propriedade na planta serem mais simples, você deve ter muito cuidado para não encontrar problemas relacionados à construtora.
Essas foram as maiores vantagens de comprar um apartamento pronto para morar. Para isso, vale a pena procurar uma imobiliária de confiança, que ofereça as condições ideias para você conquistar de vez a sua casa própria.
Por isso, não tenha pressa; reserve tempo suficiente para a pesquisa. Assim, evitará erros e reduzirá as chances de se arrepender após a compra.
Agora que você conhece as vantagens do apartamento pronto para morar, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos que está por dentro do assunto!