Blog 12/mar/2021

6 detalhes importantes na área de lazer do condomínio

Encontrar o imóvel ideal exige muita atenção aos detalhes. Além de avaliar toda a estrutura do apartamento em si, observar as áreas comuns, a segurança e a área de lazer do condomínio também é necessário. Afinal, aquele será o seu lar e precisa atender todas as suas necessidades.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo com detalhes importantes sobre a área de lazer que precisam ser levados em consideração ao fazer sua escolha.

Quer saber mais? Continue a leitura.

A importância da área de lazer do condomínio 

A área de lazer é um grande diferencial nos condomínios. Com a possibilidade de tornar o dia-a-dia mais tranquilo e confortável para os moradores, ela agrega valor ao imóvel e ajuda até a economizar uma graninha no fim do mês.

Segurança

Os condomínios, em sua grande maioria, possuem portaria 24h e sistema de segurança. Esse detalhe pode fazer a diferença e tornar o convívio dos moradores muito mais tranquilo.

Com a área de lazer completa, é possível ter momentos de diversão e descanso sem se preocupar com a segurança: você estará aproveitando diversos benefícios dentro de um condomínio devidamente seguro e vigiado.

Economia

Quando pensamos na economia mensal das famílias, o condomínio completo com área de lazer se mostra muito interessante.

Pense na possibilidade de economizar na mensalidade da academia, idas ao clube ou idas aos parques. Muitos condomínios também possuem salões de festas e áreas gourmet, que permitem economizar ainda mais na realização de eventos para amigos e família, evitando a necessidade de alugar algum espaço, por exemplo.

Quando colocamos na ponta do lápis, percebemos que o valor pago no condomínio muitas vezes é mais vantajoso do que bancar todos esses adicionais por fora.

Valorização do imóvel

O imóvel que possui área de lazer pode ser um excelente investimento porque os espaços comuns ajudam a valorizar o apartamento.

Isso porque, além da segurança, a área de lazer do condomínio torna a vida dos moradores muito mais prática: como dito anteriormente, é possível aproveitar a piscina, o playground e a área gourmet dentro do próprio condomínio, sem a necessidade de se deslocar para algum lugar terceirizado.

Nesse sentido, se você for vender o imóvel ou alugá-lo posteriormente, poderá cobrar um valor um pouco melhor porque o espaço certamente será valorizado.

Conforto e praticidade para os moradores

E, claro, uma área de lazer completa traz muita praticidade e conforto para os moradores. Imagine não precisar se deslocar para curtir uma piscina, ir à academia ou brincar com as crianças ao ar livre, não precisar alugar um espaço para realizar eventos e reunir a família.

Tudo isso, a poucos passos do apartamento, sem dúvida, permite ter um estilo de vida muito mais tranquilo. 

Muitas vezes, inclusive, a facilidade ajuda a criar uma rotina ainda mais consistente: uma academia ou quadra no condomínio pode estimular uma vida mais ativa. Um playground e área externa podem tornar os passeios e brincadeiras ao ar livre muito mais rotineiros com as crianças.

Tudo isso, a longo prazo, significa maior qualidade de vida!

Como escolher o condomínio ideal?

Como escolher o condomínio ideal?

Na hora de escolher um condomínio para a compra de um apartamento, é fundamental considerar todas as necessidades da sua família.

A melhor das opções, principalmente para pessoas que estão planejando constituir família e ter filhos, é contar com um condomínio completo, que ofereça todas as praticidades do dia a dia com segurança e conforto.

1. Playground

Ter um bom playground é um diferencial. Se você tem crianças ou está planejando aumentar a família, esse espaço permitirá maior diversão e momentos diferenciados com a segurança do condomínio, sem precisar sair de casa para isso.

Comumente, os condomínios oferecem brinquedos diversos que podem ser aproveitados por todas as idades. Alguns possuem, inclusive, uma “salinha” específica para crianças menores, com brinquedos como piscina de bolinhas e um espaço mais confortável para bebês e crianças de até três anos, por exemplo. 

Certifique-se de que o ambiente contém brinquedos e estruturas para os pequenos se divertirem e que atendem às suas necessidades.

2. Piscina

Ter uma piscina no condomínio pode ser um diferencial excelente. Pensando nos dias de verão e na ideia de ter um momento para relaxar, essa pode ser uma ótima alternativa.

Sem a necessidade de se locomover para clubes e outros ambientes, é possível ter momentos de diversão com a família em casa.

Alguns condomínios possuem, inclusive, duas piscinas: uma infantil e uma para adultos.

Sempre que possível, observe também esse detalhe, para garantir que toda a família se divirta com segurança.

3. Área de lazer

A área de lazer inclui um espaço para confraternização. Muitos condomínios possuem área de churrasqueira e salão de festas para uso geral dos moradores.

A organização desses espaços costuma ser feita pelos síndicos, que terá agendados os dias e horários que cada morador decide usufruir daquele ambiente.

Cada condomínio terá suas regras, mas é interessante ter uma área de lazer com essas possibilidades para receber amigos, realizar confraternizações e poder contar com um espaço estruturado para esses eventos.

Observe a infraestrutura desses espaços e veja se eles oferecem tudo o que você precisa para realizar seus eventos. Confira também como essas áreas são preservadas: por serem de uso comum entre os condôminos, é fundamental que todos cuidem corretamente, para garantir a preservação, a funcionalidade e a segurança da estrutura.

4. Academia no condomínio

A academia no condomínio é um diferencial que, certamente, também ajuda a valorizar o imóvel e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Em uma área de lazer completa, sem dúvidas, esse ambiente não pode faltar: equipado para atender os moradores, além de garantir a praticidade no dia a dia, também ajuda a economizar mensalmente, visto que não será necessário investir em uma academia terceirizada tendo uma a poucos passos do apartamento.

5. Estrutura completa

Um condomínio com estrutura completa, além de passar segurança, também ajuda a tornar o dia a dia das famílias muito mais prático.

Por isso, avalie tudo aquilo que você e sua família consideram indispensável, como um playground, área de churrasqueira e outros possíveis adicionais e coloque-os como prioridade na hora de buscar por um condomínio.

Lembre-se de que trata-se de um investimento, e por isso todos os detalhes devem ser considerados para que você faça uma boa escolha, e não tenha imprevistos ou problemas no futuro.

O ideal é conversar com a família e avaliar tudo aquilo que realmente pode ser positivo e proveitoso para todos e, a partir daí, definir as suas prioridades.

6. Construtora de confiança

Por último, mas não menos importante, dê preferência para construtoras de confiança, principalmente se o imóvel estiver na planta.

Para isso, pesquise sobre as construtoras, confira os empreendimentos já entregues e, se possível, visite alguns deles.

Escolher um imóvel exige muita atenção e cuidado. Afinal, são vários os detalhes que precisam ser considerados para fazer um investimento assertivo: o tamanho do apartamento, a localização, o acabamento e, claro, as comodidades, como área de lazer e espaços comuns.

A área de lazer do condomínio, sem dúvidas, traz diversos benefícios para os moradores: desde a segurança e a praticidade, até o bem estar e melhora da qualidade de vida.

Tendo em mente o que precisa ser avaliado, fica mais fácil conferir todos os detalhes e não se esquecer de nada importante! Por isso, anote tudo aquilo que importa para você e sua família e certifique-se de que o imóvel possui todos os atributos!

Quer aprender um pouco mais sobre financiamento imobiliário para sair do aluguel e conquistar a casa própria? Confira nosso artigo 12 dúvidas mais comuns sobre financiamento imobiliário

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
Valor incorreto O campo obrigatório não pode ser deixado em branco