Blog 09/nov/2020

Como planejar financeiramente para comprar meu primeiro imóvel?

Ganhar a independência pessoal vai muito além de ter apenas sua própria renda. Há vários desejos a serem realizados nesse momento como constituir uma família, realizar grandes viagens, fazer sua festa com amigos e, um dos principais, comprar o primeiro imóvel.

Em 2018, a startup MindMiners divulgou que 60% das pessoas que não moram em lugar próprio, desejam ter o imóvel em seu nome. E não é à toa, afinal, um lugar para chamar de seu é uma grande satisfação e que permite ter segurança financeira.

E o que deve ser feito no planejamento para atingir esse objetivo? Se você deseja saber como fazer isso, listamos 6 dicas que serão fundamentais para esse resultado. Confira!

Como comprar seu primeiro imóvel?

Nem sempre é uma decisão fácil sair da casa dos pais, há muitos desafios a serem tomados nesse momento, assim como deixar a vida de aluguel. Entretanto, isso não significa que seja uma decisão impossível de ser realizada.

Para que isso aconteça, é importante ter planejamento financeiro. Veja algumas dicas para isso:

1.      Ter uma planilha de gastos

O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é entender que precisamos ter um planejamento das nossas despesas. É possível que o impacto delas acabe inviabilizando a decisão de compra ou até mesmo, transformando a compra do primeiro imóvel em uma grande dor de cabeça.

Para isso, busque controlar todas os seus custos por meio de uma planilha e com isso será possível analisar o que você está gastando mais e dificultando a realização do seu sonho. Além disso, quando mapeamos nossos custos, evitamos ter surpresas no bolso, o que também faz parte para comprar e manter seu imóvel.

2.      Poupar dinheiro

Ainda sobre a nossa planilha de gastos que mencionamos anteriormente, é preciso buscar maneiras de aumentar a nossa receita. E para isso, poupar dinheiro entra como uma solução muito importante.

Uma grande dica é reservar parte do seu salário para isso. Se você tiver uma conta poupança, além de evitar que aquele dinheiro seja aproveitado de outra maneira, também irá render, ajudando ainda mais na hora de dar entrada no seu imóvel.

3.    Conhecer o mercado imobiliário

Comprar o primeiro imóvel é a garantir de que está fazendo um investimento. E toda vez que aplicamos nosso dinheiro em um local é preciso conhecer o mercado que está sendo feito, certo? Então é preciso conhecer o mercado imobiliário.

Leia sobre o setor, pesquise como estão os juros, quais são as formas de incentivo para compra e até mesmo a economia. Além disso, é válido compreender a valorização que o setor está tendo e como isso pode influenciar na sua compra.

4.    Escolher onde morar

Saber onde morar é um dos itens mais importantes durante a compra do primeiro imóvel. Não somente para ser uma região que atende as suas expectativas, mas é preciso compreender o condomínio e os benefícios existentes. Assim como os moradores que futuramente serão seus vizinhos.

5.    Estudar modalidades de pagamento

Após toda pesquisa e sua preparação financeira, devemos focar em como vai ser pago sua mais nova propriedade. Existem diferentes opções a serem avaliadas para isso. Entre elas, a mais comum é o financiamento.

Com auxílio da poupança que você criou, ele pode ser uma excelente escolha, já que teremos uma boa entrada para oferecer. Além disso, o governo federal conta com o Casa Verde e Amarela, com a menor taxas de juros no mercado que adequa-se ao seu perfil.

6.    Analisar a documentação

Por fim e não menos importante —muito pelo contrário — é a parte da documentação. Quanto mais atenção tivermos, menores são as chances de termos dores de cabeça futuramente. Verifique quais são os documentos e impostos necessários para finalizar a compra do imóvel. E isso não inclui apenas o que é seu, mas também do imóvel e da construtora para avaliar as condições legais do bem.

Comprar o primeiro imóvel não tem uma receita mágica, mas seguindo essas e outras dicas você pode realizar esse grande sonho e fazer parte dos brasileiros que contam com seu próprio lar.

Aproveite para assinar a newsletter abaixo da Vila Brasil e receba mais conteúdos exclusivos no seu e-mail. Até logo!

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
BAIXE
AGORA
o APP
Vila Brasil
Icone Apple Icone Play