Blog 02/abr/2021

Como encontrar um imóvel seguro para comprar?

Sair do aluguel e conquistar a casa própria é o sonho da maior parte dos brasileiros. No entanto, para conseguir encontrar um imóvel seguro e ideal para você e sua família, que atenda às suas necessidades, exige alguns cuidados e atenção aos detalhes.

O financiamento imobiliário é, hoje, a principal forma de aquisição de imóveis no Brasil, e permite que milhares de brasileiros escolham entre imóveis novos, imóveis usados e imóveis na planta nos quatro cantos do país.

Para encontrar o imóvel ideal, que tal conferir as dicas que separamos para você? 

Continue a leitura.

Por que é tão importante escolher um imóvel seguro?

É necessário que todos que estão em busca de uma casa própria se atentem à busca por um imóvel seguro.

Sair do aluguel é um grande investimento, feito muitas vezes apenas uma vez na vida, e por isso é importante que a escolha seja a mais assertiva possível, garantindo assim a tranquilidade, o bem estar e a segurança da família.

Por isso, é fundamental que você escolha bem o apartamento que vai comprar, e sempre preze por um imóvel seguro.

10 detalhes que te ajudarão a encontrar um imóvel seguro

10 detalhes que te ajudarão a encontrar um imóvel seguro

Na hora de escolher um imóvel seguro, vários detalhes precisam ser considerados. Decisões das mais simples às mais complexas garantirão que você fará uma escolha muito mais assertiva no quesito segurança, tranquilidade e comodidade na hora de escolher a nova casa.

Confira as dicas que separamos para você abaixo.

1. Escolha a região

O primeiro passo para encontrar um imóvel seguro é escolher a região. Nesse momento, é importante que você considere os bairros que gostaria de morar e quanto pretende gastar com a compra do imóvel.

Para escolher a região adequada, avalie a sua rotina e as suas necessidades: veja onde está a maior parte dos seus compromissos (trabalho, escola, faculdade) e o que você considera importante (estar próximo da família, shoppings ou de algum local específico).

2. Defina o tipo de imóvel

Depois de escolher a região, é hora de definir o tipo de imóvel que você quer adquirir: casa, apartamento, novo, usado ou na planta.

Nesse momento, considere:

  • o tipo de imóvel;
  • o tamanho do imóvel;
  • número de vagas da garagem;
  • com varanda ou sem varanda;
  • área de lazer no condomínio ou não;
  • se há um andar de preferência;
  • valor máximo para taxa de condomínio; etc.

3. Observe a vizinhança

Quando começar a encontrar possíveis imóveis de interesse, é necessário observar a vizinhança. Avalie o local, veja como é o ambiente: movimentado? Há muito trânsito de pessoas na rua? Muitas lojas? Ou é um local mais residencial?

Observe também se as casas ao redor possuem muitas câmeras, cercas elétricas e outras medidas de segurança doméstica.

4. Visite o local em diferentes horas do dia

Visitar o local em diferentes horários ajuda a ter uma ideia de como a vizinhança se comporta, se é barulhenta, se é movimentada, etc.

Identifique os imóveis de seu interesse, visite-os junto ao corretor e organize-se para passar pela vizinhança em outros momentos do dia. É interessante principalmente no fim do dia / na parte da noite, para descobrir se é um local tranquilo, movimentado e que pode (ou não) atrapalhar o descanso no fim do dia de trabalho, por exemplo.

5. Confira como é o comércio na região

Um outro detalhe interessante e que merece a atenção é o comércio na região. Mesmo que você tenha um meio de transporte como um veículo, por exemplo, é inegável que é muito mais prático ter lojas de conveniência e consumo diário próximas do condomínio.

Observe se há, na região:

  • bancos;
  • sacolão;
  • supermercados;
  • postos de gasolina;
  • lotéricas;
  • açougues; 
  • padarias; etc.

6. Opte por condomínios

Na hora de escolher um imóvel seguro, os condomínios são uma excelente opção. 

Isso porque, ao contrário de uma casa, por exemplo, existem diversos tipos de medidas de segurança e “obstáculos”.

Os condomínios possuem, em sua grande maioria: guaritas 24h, porteiros, zeladores, câmeras de segurança, controle de entrada de visitantes e muito mais.

De modo geral, esses detalhes ajudam a garantir que o imóvel dentro de um condomínio seja mais seguro.

7. Confira as medidas de segurança do condomínio

É necessário que, ao encontrar os imóveis de seu interesse, você avalie as medidas de segurança adotadas pelo condomínio ou prédio.

Nesse momento, veja se existem:

  • cercas elétricas;
  • câmeras de segurança;
  • guarita 24h;
  • porteiro 24h;
  • controle de visitantes; etc.

Lembre-se que algumas medidas podem variar de acordo com o prédio e condomínio e, por isso, você precisa checar com os corretores quais são as medidas em cada um dos locais de interesse.

8. Pesquise sobre a criminalidade e índices de violência da região

Quando estiver escolhendo a região que quer adquirir o imóvel, pesquise sobre os índices de violência e criminalidade na região. Uma pesquisa rápida pela internet, acompanhar os jornais locais e até mesmo conversar com os moradores pode ser o suficiente para descobrir se é ou não um local seguro.

Um outro detalhe que pode significar uma região com altos índices de criminalidade é a presença excessiva de casas com câmeras de segurança.

9. Avalie a iluminação da região

A iluminação da região também precisa ser avaliada. Considerando uma rotina em que você chega do trabalho no fim do dia e, muitas vezes, já está escuro, pode ser interessante se certificar de que a rua é bem iluminada, para que a caminhada até a casa seja segura.

Busque pelos pontos de transporte público e veja como é a iluminação no percurso até em casa, para garantir que o retorno do trabalho seja mais tranquilo e seguro.

10. Avalie o valor do imóvel

É interessante que você avalie o valor do imóvel e compare com imóveis semelhantes em outras regiões.

Converse com o corretor e faça uma pesquisa para descobrir quanto custaria, por exemplo, um imóvel nos mesmos parâmetros, com o mesmo tamanho e acabamento semelhante em locais diferentes.

Muitas vezes, uma diferença gritante no valor do imóvel em diferentes regiões pode ter relação com a segurança daquele lugar.

Agora que você já sabe quais detalhes precisam ser avaliados durante a escolha de um imóvel seguro para comprar, é hora de começar a se planejar financeiramente.

Que tal uma dica? Confira nosso artigo sobre como planejar financeiramente para comprar meu primeiro imóvel?

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
BAIXE
AGORA
o APP
Vila Brasil
Icone Apple Icone Play