Blog 29/jan/2021

Financiar apartamento na planta vale a pena?

Muitos brasileiros sonham em sair do aluguel e conquistar a casa própria, mas poucos sabem por onde começar. Existem duas formas de sair do aluguel: ou financiar apartamento na planta, ou pronto. A primeira opção, por muito tempo, foi a mais comum.

No entanto, os imóveis na planta estão ganhando cada vez mais notoriedade, e os brasileiros que querem sair do aluguel, sem pressa de se mudarem no momento, podem tirar proveito dessa opção: condições de pagamento melhores, valores mais interessantes e muito mais.

Entenda mais no artigo de hoje.

Como funciona o financiamento de imóvel na planta?

Dividimos o financiamento de apartamento na planta em dois momentos: o momento pré e o pós entrega das chaves. 

Antes da entrega das chaves, o comprador terá que arcar com o valor da entrada e as primeiras parcelas do imóvel. Muitas construtoras permitem, inclusive, que o valor da entrada seja parcelado até a data de entrega prevista do imóvel (o que vai até, no máximo, 36 meses). Essa, muitas vezes, é a realidade dos compradores.

Nesse período pré entrega das chaves, o comprador começará a pagar as primeiras prestações do imóvel. Os compradores terão a possibilidade de diluir o valor da entrada entre as primeiras parcelas.

Outro detalhe importante desse período é que, até que as chaves sejam entregues, a construtora não poderá cobrar os juros referentes ao parcelamento. Nessas parcelas, apenas a correção monetária com base no INCC (Índice Nacional de Construção Civil) será aplicada.

Uma vez que as chaves foram entregues, é hora do comprador decidir se pagará à vista o valor pendente do imóvel ou se financiará o restante. 

Quais são as vantagens de financiar apartamento na planta?

Quais são as vantagens de financiar apartamento na planta?

Financiar apartamento na planta pode trazer diversos benefícios. Além da possibilidade de morar em um imóvel 100% novo, existem outras vantagens que tornam esse investimento a melhor opção.

Valorização do imóvel

Um dos primeiros benefícios de financiar um apartamento na planta é a possibilidade de valorização do imóvel. No momento da compra, é comum que ele possua um valor diferenciado. Depois de pronto, com as chaves entregues, ele possui uma valorização de mercado.

Sistema elétrico e hidráulico novos

Para quem compra imóveis antigos, esse certamente é um dos maiores pesadelos: um sistema elétrico antigo e um sistema hidráulico igualmente ultrapassado.

Se você está cogitando comprar um imóvel na planta, esse sem dúvidas não será um problema: você estará adquirindo um imóvel com sistemas novos e mais modernos e, por isso, com menos chances de ter algum problema.

Preços mais acessíveis

Como dito anteriormente, os imóveis vendidos na planta costumam ter preços muito mais acessíveis, tanto por terem valores mais baixos quanto pelas facilidades de parcelamento.

Na hora de comprar um imóvel na planta, é comum que as construtoras sejam mais flexíveis, permitindo o financiamento do valor da entrada, por exemplo, e tendo parcelas mínimas com valores abaixo dos tradicionais, quando comparamos com imóveis prontos.

Prazos e condições de pagamento mais interessantes

Além dos preços mais acessíveis, os imóveis adquiridos na planta também possuem melhores condições de pagamento:

  • é possível dividir o valor da entrada em até 36x, com prazo final para a data prevista de entrega das chaves; 
  • maior flexibilidade na negociação;
  • parcelas mais confortáveis para os compradores.

Configuração e acabamentos modernos

Além de ter os sistemas elétrico e hidráulico atualizados, também é possível contar com acabamentos mais modernos. Os imóveis adquiridos na planta terão acabamentos diferenciados, atuais e serão, em sua maioria, construídos considerando uma configuração igualmente moderna, como tamanho e localização estratégica das janelas, divisão dos cômodos e muito mais.

Tudo isso leva a um ponto importante: a qualidade de vida a curto e longo prazo dos moradores.

Documentação atualizada

A compra de apartamentos novos, por não terem sido habitados anteriormente, acaba sendo mais tranquila no que diz respeito às burocracias na documentação e na negociação.

A documentação está nova, zerada, e não há a possibilidade de encontrar atrasos ou registros incompletos no caminho.

Prazo para se planejar

Se você não tem pressa para se mudar, o imóvel na planta pode ser a melhor opção: ele permite que o comprador se planeje e se organize com calma, desde financeiramente até a compra de mobílias e itens decorativos, por exemplo.

Quais são as desvantagens?

Maior prazo para mudança

Apesar do maior tempo para se organizar ser também uma vantagem, pode ser um ponto negativo se o comprador tiver pressa para mudar de casa. 

Por isso, antes de comprar um imóvel na planta é importante que você avalie quais são as necessidades e urgências da sua família, para saber se realmente é possível esperar o prazo previsto pela construtora para a entrega das chaves.

Possibilidade de atrasos

A construtora comumente faz um cálculo considerando inclusive alguns imprevistos que podem aparecer no caminho. No entanto, sabemos que é possível que o imóvel atrase além do prazo previsto para ser entregue.

Quando você opta por comprar um imóvel na planta, precisa considerar também esse detalhe: é possível que a entrega das chaves demore um pouco mais do que está dentro do planejamento.

Por que comprar um apartamento na planta com a Vila Brasil?

A Vila Brasil é uma empresa que atua buscando realizar o sonho da casa própria de milhares de brasileiros.

Seus empreendimentos possuem projetos excelentes, uma ótima localização, plantas adequadas e processos de construção igualmente qualificados, tendo entregue mais de 11.000 apartamentos, com previsão de entrega de mais 4.500 unidades habitacionais ainda em 2021.

Com a Vila Brasil, é possível:

  • parcelar o valor da entrada em até 36x;
  • ter isenção do valor da documentação do imóvel;
  • isenção do valor da taxa de registro;
  • atendimento diferenciado;
  • qualidade garantida.

Financiar apartamento na planta exige muita atenção e cuidado: é necessário considerar as suas necessidades, as necessidades da sua família e o prazo que você está disposto a esperar para receber as chaves. Além disso, é claro, é fundamental contar com uma construtora de confiança, para evitar que alguns problemas como atrasos acabem ocorrendo.

Está pensando em sair do aluguel e que saber mais sobre os programas habitacionais? Conheça o programa Casa Verde e Amarela.

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
BAIXE
AGORA
o APP
Vila Brasil
Icone Apple Icone Play