Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 22/jul/2021
Da concepção de um projeto até a entrega das chaves, existe um longo trabalho que vai muito além da execução da obra. Para que tudo ocorra com segurança jurídica e técnica, há diferentes fatores que influenciam a qualidade de um imóvel. Por exemplo, nas várias fases da construção de um apartamento, é preciso ficar atento a detalhes que impactam diretamente o produto entregue.
Que tal você conhecer cada uma dessas fases e entender melhor o que contribui para o sucesso do empreendimento? Continue a leitura e saiba mais!
A construção de um edifício de apartamentos demanda muito estudo e planejamento para garantir a segurança de toda a estrutura. Afinal, são diversos andares com apartamentos construídos uns sobre os outros. Além disso, são projetados para apresentar uma longa durabilidade — é um investimento para a vida toda! Não é à toa que vemos nas grandes cidades construções centenárias.
Também vale destacar que a divisão em fases da construção permite um planejamento e acompanhamento mais detalhado. Assim, cada atividade executada e material selecionado pode ser planejado para otimizar recursos e tempo — item especialmente importante para quem vai comprar um apartamento para sair do aluguel.
Confira agora os diferentes aspectos técnicos e burocráticos relacionados à construção do apartamento.
A compra de um terreno adequado leva em conta a situação fiscal da propriedade, bem como o preço, a vizinhança, entre outros fatores. Essa é uma etapa muito importante e feita pelo time de desenvolvimento imobiliário.
Nesse momento, o projeto toma forma por meio de desenho técnico nas mãos de um time de engenheiros e arquitetos. Desse modo, nenhum detalhe fica de fora, como planta baixa, fachadas, especificações de portas e janelas e muito mais.
O profissional vai levar em conta não apenas a funcionalidade do prédio, mas também a ergonomia, o conforto, a facilidade de acesso e circulação, entre outros. Após isso, ele emite um documento para que se torne o responsável técnico pela obra.
Também são construídos projetos complementares, como telefonia, hidráulica e instalações sanitárias. Todos esses registros servem para obter autorização em órgãos competentes para liberar a obra.
Com o projeto em mãos, é possível estudar um orçamento, que vai delimitar tanto o investimento necessário quanto o lucro obtido pela construtora ou incorporadora. Da mesma forma, aspectos mais específicos do projeto, como prazos e fornecedores, também são decididos.
Antes do início da obra em si, talvez seja necessário realizar algumas tarefas prévias, como limpeza do terreno e criação de uma estrutura para a obra — como barracão, canteiro e terraplanagem.
Esta é uma das fases da construção mais esperadas. Enquanto a estrutura do prédio sobe com paredes e divisões entre os apartamentos, o projeto começa a se tornar realidade e toma forma concreta. Já com a construção da cobertura, o prédio resiste às intempéries.
Logo depois da construção da alvenaria, entram os serviços de instalações de componentes elétricos, hidráulicos, sanitários, de telefonia, internet, entre outros.
Por fim, são instaladas as portas e janelas e aplicados revestimentos, pinturas, vernizes e tudo o que for necessário para concluir o acabamento do imóvel. No entanto, também se incluem aqui outros serviços que embelezam o ambiente, como jardinagem e texturas.
É fundamental avaliar uma construtora que se importa com a qualidade da entrega. Principalmente quem vai comprar um imóvel na planta precisa ficar atento a esses detalhes. Desse modo, será possível garantir a segurança, o sucesso e a beleza do empreendimento.
Conheça os empreendimentos da Vila Brasil Engenharia e descubra o projeto ideal para você e sua família!