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Blog 10/jun/2023
Quer saber tudo sobre como vender imóvel financiado para procurar novas oportunidades de investimento no mercado imobiliário? Para passar por essa jornada com facilidade, é preciso tirar todas as dúvidas que podem surgir durante o processo de venda.
Para que você consiga realizar essa transição sem problemas, nós respondemos às principais perguntas sobre o assunto.
Veja o que você descobrirá neste artigo:
Continue a leitura para conferir esses e outros tópicos importantes sobre o tema!
Sim, mesmo que a compra do imóvel tenha sido financiada por um banco, é possível realizar a venda da propriedade sem impedimento. É importante destacar que, caso você deseje realizar a venda, há alguns critérios a serem seguidos, principalmente se o financiamento ainda não foi quitado.
Sim, é possível vender um imóvel financiado sem quitar o financiamento, mas o processo é diferente da venda de um imóvel que o financiamento já foi finalizado. Quem procura por como comprar um imóvel, deve perceber que os financiamentos imobiliários ajudam a facilitar a compra.
Mesmo se, após a compra, você decidir realizar a venda da propriedade, essa modalidade é muito vantajosa para comprar o imóvel próprio e investir no mercado imobiliário.
Antes de continuar, é preciso lembrar que, ao realizar o financiamento, o banco empresta o dinheiro necessário para que você realize a compra da sua casa ou apartamento. Então, o imóvel torna-se propriedade do banco até o pagamento de todas as parcelas do financiamento.
O processo de venda de um imóvel financiado se diferencia de acordo com a forma de pagamento pelo comprador. Então, há dois caminhos que podem ser seguidos: o pagamento do imóvel à vista ou parcelado, ou a realização de um novo financiamento.
Caso o pagamento do imóvel seja feito à vista ou parcelado pelo comprador, sem realizar um novo empréstimo, é preciso realizar o pagamento do valor que resta para quitar o empréstimo realizado pelo banco. Você pode solicitar à instituição financeira qual é a quantia a ser paga.
Após realizado o pagamento, você deve receber um termo de quitação para levar ao cartório. Assim, a alienação fiduciária será retirada da matrícula do imóvel. A alienação é uma garantia do pagamento do financiamento para o banco estar seguro, caso o dono não pague as parcelas do empréstimo.
Ao quitar o financiamento e levar o termo ao cartório, a alienação é retirada da matrícula do imóvel, oficializando o fim do financiamento. Depois disso, você pode realizar a transferência do imóvel para o comprador.
Nesse caso, o comprador do imóvel pode escolher realizar o financiamento no mesmo banco que você fez o empréstimo inicial ou optar por outra instituição. Caso o financiamento seja realizado no mesmo banco, será feito um contrato entre você, o comprador do imóvel e o banco para estabelecer qual o saldo devedor a ser pago pelo novo proprietário do imóvel.
Nesse novo contrato, será estabelecido que o novo financiamento deve quitar o antigo. Depois, é preciso modificar a matrícula do imóvel, informando que o antigo financiamento foi finalizado e há um novo proprietário responsável pelo imóvel.
Caso o financiamento seja realizado com um banco diferente, é preciso realizar o contrato de compra entre você, o novo proprietário e o banco em que será realizado o financiamento. Em seguida, a instituição financeira responsável pelo novo financiamento deve pagar o saldo devedor ao banco em que foi realizado o primeiro empréstimo, finalizando o antigo contrato.
A venda do imóvel financiado pode ser realizada antes mesmo da quitação do financiamento, desde que o empréstimo seja quitado ou refeito com o novo proprietário.
Antes de finalizar a venda, é recomendável entrar em contato com o banco responsável para entender quais são as possibilidades para o comprador.
É importante saber que imóveis adquiridos através do Minha Casa, Minha Vida, podem ser vendidos. No entanto, a pessoa proprietária do imóvel não terá mais direitos aos subsídios do programa.
Sim, é possível vender um terreno financiado. Quando uma pessoa se habilita para comprar um imóvel com o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), ela deve atender aos requisitos exigidos. Se aprovada, ela recebe os subsídios fornecidos pelo programa. Nesse caso, se a pessoa proprietária queira revender o imóvel, é preciso avaliar com o banco se há a possibilidade de venda. Além disso, também poderá ocorrer a perda do subsídio concedido na compra.
Agora, se você deseja vender o terreno para uma construtora, é recomendável entrar em contato com a empresa para que ela avalie a sua proposta.
Para vender um imóvel financiado, há documentos que você, pessoa proprietária do imóvel, precisa apresentar para finalizar o processo.
Os documentos do imóvel para realizar a venda são:
Os documentos da pessoa proprietária do imóvel para realizar a venda são: