Blog 10/jun/2023

Tudo o que você precisa saber sobre como vender imóvel financiado

Quer saber tudo sobre como vender imóvel financiado para procurar novas oportunidades de investimento no mercado imobiliário? Para passar por essa jornada com facilidade, é preciso tirar todas as dúvidas que podem surgir durante o processo de venda. 

Para que você consiga realizar essa transição sem problemas, nós respondemos às principais perguntas sobre o assunto. 

Veja o que você descobrirá neste artigo:

Continue a leitura para conferir esses e outros tópicos importantes sobre o tema!

Posso vender imóvel financiado?

Sim, mesmo que a compra do imóvel tenha sido financiada por um banco, é possível realizar a venda da propriedade sem impedimento. É importante destacar que, caso você deseje realizar a venda, há alguns critérios a serem seguidos, principalmente se o financiamento ainda não foi quitado. 

Posso vender um imóvel financiado sem quitar o financiamento?

Sim, é possível vender um imóvel financiado sem quitar o financiamento, mas o processo é diferente da venda de um imóvel que o financiamento já foi finalizado. Quem procura por como comprar um imóvel, deve perceber que os financiamentos imobiliários ajudam a facilitar a compra. 

Mesmo se, após a compra, você decidir realizar a venda da propriedade, essa modalidade é muito vantajosa para comprar o imóvel próprio e investir no mercado imobiliário.

Antes de continuar, é preciso lembrar que, ao realizar o financiamento, o banco empresta o dinheiro necessário para que você realize a compra da sua casa ou apartamento. Então, o imóvel torna-se propriedade do banco até o pagamento de todas as parcelas do financiamento.

O processo de venda de um imóvel financiado se diferencia de acordo com a forma de pagamento pelo comprador. Então, há dois caminhos que podem ser seguidos: o pagamento do imóvel à vista ou parcelado, ou a realização de um novo financiamento.  

Pagamento do imóvel à vista ou parcelado

Caso o pagamento do imóvel seja feito à vista ou parcelado pelo comprador, sem realizar um novo empréstimo, é preciso realizar o pagamento do valor que resta para quitar o empréstimo realizado pelo banco. Você pode solicitar à instituição financeira qual é a quantia a ser paga.

Após realizado o pagamento, você deve receber um termo de quitação para levar ao cartório. Assim, a alienação fiduciária será retirada da matrícula do imóvel. A alienação é uma garantia do pagamento do financiamento para o banco estar seguro, caso o dono não pague as parcelas do empréstimo.

Ao quitar o financiamento e levar o termo ao cartório, a alienação é retirada da matrícula do imóvel, oficializando o fim do financiamento. Depois disso, você pode realizar a transferência do imóvel para o comprador. 

Realização de um novo financiamento

Nesse caso, o comprador do imóvel pode escolher realizar o financiamento no mesmo banco que você fez o empréstimo inicial ou optar por outra instituição. Caso o financiamento seja realizado no mesmo banco, será feito um contrato entre você, o comprador do imóvel e o banco para estabelecer qual o saldo devedor a ser pago pelo novo proprietário do imóvel. 

Nesse novo contrato, será estabelecido que o novo financiamento deve quitar o antigo. Depois, é preciso modificar a matrícula do imóvel, informando que o antigo financiamento foi finalizado e há um novo proprietário responsável pelo imóvel.

Caso o financiamento seja realizado com um banco diferente, é preciso realizar o contrato de compra entre você, o novo proprietário e o banco em que será realizado o financiamento. Em seguida, a instituição financeira responsável pelo novo financiamento deve pagar o saldo devedor ao banco em que foi realizado o primeiro empréstimo, finalizando o antigo contrato.

Depois de quanto tempo posso vender um imóvel financiado?

A venda do imóvel financiado pode ser realizada antes mesmo da quitação do financiamento, desde que o empréstimo seja quitado ou refeito com o novo proprietário. 

Antes de finalizar a venda, é recomendável entrar em contato com o banco responsável para entender quais são as possibilidades para o comprador. 

É importante saber que imóveis adquiridos através do Minha Casa, Minha Vida, podem ser vendidos. No entanto, a pessoa proprietária do imóvel não terá mais direitos aos subsídios do programa.

É possível vender um terreno financiado? 

Sim, é possível vender um terreno financiado, desde que a pessoa proprietária avalie com o banco quais são as possibilidades para a venda, assim como o processo realizado com casas e apartamentos. 

Neste caso, se você deseja vender o terreno para uma construtora, é recomendável entrar em contato com a empresa, para que ela avalie a sua proposta. 

Qual a documentação necessária para vender um imóvel financiado?

Para vender um imóvel financiado, há documentos que você, pessoa proprietária do imóvel, precisa apresentar para finalizar o processo. 

Documentos do imóvel

Os documentos do imóvel para realizar a venda são:

  • cópia autenticada do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana);
  • certidão negativa de ônus reais;
  • declaração de débitos condominiais (para imóveis em condomínios);
  • certidão de ações reipersecutórias e alienações;
  • planta do imóvel.

Documentos da pessoa proprietária do imóvel

Os documentos da pessoa proprietária do imóvel para realizar a venda são:

  • RG e CPF;
  • certidão de nascimento e certidão de casamento (caso necessário);
  • comprovante de endereço atualizado;
  • certidão de feitos da Justiça Federal;
  • certidão de interdição, tutela e curatela.

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