Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 12/ago/2020
Realizar a limpeza de pisos de porcelanato e cerâmica é uma tarefa comum no dia a dia, afinal de contas, basta uma combinação de água + produto e pronto, tudo resolvido, certo?
Entretanto, muita gente não sabe como fazer corretamente esse processo. E por muitas vezes, pode acabar danificando o seu apartamento novinho. Certamente, isso não é uma coisa que você gostaria.
Pisos feitos destes materiais costumam sim ter uma manutenção prática, mas exigem uma série de cuidados, tanto no começo quanto ao longo do tempo.
Sabendo disso, hoje a gente trouxe algumas dicas que serão fundamentais para você se tornar um especialista no assunto. Além disso, a gente também vai te explicar outras questões que envolvem os pisos de porcelanato e cerâmica. Vamos lá!?
Antes de mais nada, vamos tirar uma dúvida que é muito comum sobre esse assunto. Você sabe quais as principais diferenças entre eles? Ambos tipos são os mais comuns em apartamentos que você compra na planta.
Enquanto o tipo porcelanato utiliza mais de 70% da sua composição, materiais rochosos, os outros 30% são feitos de argila. Em contrapartida, o caso da cerâmica é inverso. Ou seja, a argila detém a principal composição.
Outra dica bem importante é quanto a umidade dos materiais durante sua fabricação. Porcelanato é adicionado à água — também conhecido como via úmida. Enquanto a cerâmica não conta com esse “ingrediente”.
E sabe por que a gente trouxe esses comparativos? Porque são materiais bem delicados e feitos de insumos orgânicos. Assim, é muito importante que você tenha determinados cuidados diferentes em cada um dos tipos.
Quem não quer manter seu apartamento bem cuidado e com aspecto de novo sempre? Então, é por esse motivo que é tão importante realizar a limpeza corretamente. Dependendo do tipo de material que você usa para realizar esse processo, ele pode ser danificado.
Não é qualquer produto de limpeza que pode ser utilizado. Por exemplo, o porcelanato por ser muito frágil — em decorrência dos seus insumos de produção — ele jamais pode ser limpo com sabão em pó, água sanitária, ceras, escovas, lixas, entre outros. Além de danificá-lo, pode dar um aspecto de velho rapidamente.
Entretanto, apesar da cerâmica ser mais resistente, também não significa que está liberado utilizar qualquer material.
Eles não devem ser limpos com produtos a base de abrasivos e água sanitária. Eles prejudicam o esmalte da cerâmica no longo prazo, causando manchas e porosidade a longo prazo.
Mas então, como eles devem ser limpos? Vamos ao tópico importante, de fato:
Como a gente já adiantou, não é um processo que deve ser feito de qualquer forma. Afinal de contas, são pisos de materiais sensíveis e que requerem cuidado. Sabendo disso, hoje a gente trouxe algumas dicas fundamentais.
Veja quais são elas e como colocá-las em prática:
Muita atenção aqui. A limpeza pós-obra é diferente das limpezas do dia a dia, e realizar esse processo é fundamental. É a primeira limpeza da cerâmica ou do porcelanato e evita manchas nos primeiros anos de uso, por isso deve ser feita com muito cuidado.
É natural que, após a construção e obra, fiquem alguns restos de materiais abrasivos como poeira, cimento e gesso na superfície do revestimento. Dessa forma, a melhor maneira de remover esses resíduos é com um pano macio e seco.
Após esta primeira etapa, use uma esponja umedecida em água para limpar e garantir o brilho da peça, evitando manchas. Lembre-se sempre de não usar o lado grosso da esponja para não riscar.
O próximo passo é aplicar um produto específico para a primeira limpeza da cerâmica ou porcelanato. Estes produtos são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção. O uso deles é muito importante para remover possíveis manchas e deixar o piso com uma aparência perfeita e brilhante.
Pode ser que, durante a pintura da obra, respingos de tinta caiam no chão e acabam sendo difíceis de tirar com os métodos tradicionais.
Caso aconteça, não force a remoção com esponjas de aço ou produtos diversos, o indicado é utilizar um solvente orgânico ou ácidos como Thinner e Aguarrás. Só tome cuidado para não deixar esses produtos agindo por muito tempo, aplique e remova com um pano logo em seguida.
É comum pensar que, realizando a limpeza do piso o rejunte automaticamente entra no conjunto, mas não é bem assim. O rejunte também necessita de limpeza pós-obra, sabia? Porém, o processo é menos trabalhoso e pode ser realizado ao mesmo tempo que o dos pisos, desde que o rejunte tenha sido aplicado há mais de 7 dias.
Para limpar o rejunte, basta diluir o produto específico para limpeza de cerâmica e porcelanato na água e deixar agir por dez minutos, depois é só limpar com o lado amarelo da esponja. Na limpeza do dia a dia pode ser usado saponáceo cremoso, basta aplicar, deixar agir e depois retirar com a esponja.
Se houver dúvidas durante esse processo, realize a limpeza em uma pequena parte do piso e veja como ela reage. Se estiver tudo certo, siga com o restante.
Em ambientes com muita umidade, pode acontecer do rejunte adquirir mofos e manchas. Neste caso, uma solução prática e eficaz é usar vinagre branco puro ou diluído em água e uma escova de dentes com cerdas de nylon para fazer a esfregação. Atenção: não utilize esponjas de aço nos rejuntes, isso pode causar corrosão e aumentar a porosidade da argamassa, ficando suscetível ao bolor.
A limpeza do dia a dia pode ser feita de maneira prática, mas sempre tomando alguns cuidados essenciais. Em primeiro lugar, utilize um aspirador de pó ou uma vassoura macia para retirar a poeira e as sujeiras que possam riscar o piso durante o processo de limpeza. Depois, prepare um balde com água e detergente neutro e passe um pano torcido em todas as extremidades do piso. Lembre-se que, para limpezas pesadas, a indicação é utilizar saponáceo líquido ou cremoso e soluções com cloro ativo. Para finalizar, utilize um pano seco e macio.
O aparecimento de manchas em pisos de cerâmica e porcelanatos podem acontecer por diversos fatores: bebidas, comidas, circulação, poeira, entre outros. Porém, na maioria dos casos, as manchas vêm de limpezas efetuadas de forma incorreta ou uso de produto inadequado.
Para remover manchas esqueça tudo o que for abrasivo (produtos, esponjas, escovas, panos) e aposte em água e detergente neutro. Se não funcionar, recorra à água sanitária diluída. É importante lembrar que nenhum produto, por mais inofensivo que seja, deve “agir” sobre os pisos. Em vez disso, aplique com um pano macio quantas vezes forem necessárias e sempre finalize com um pano seco.
Existem no mercado produtos específicos para limpeza de cerâmicas e porcelanatos. Estes também podem ser usados para remoção de manchas, desde que se tenha certeza de que o produto é adequado para o material, por isso sempre leia a embalagem e procure se informar. Lembre-se: quanto mais claro e polido for o piso, maior a necessidade e frequência de limpeza.
Gostou dessa dica de conservação do seu imóvel? Então, aproveite e compartilhe na suas redes sociais para ajudar seus amigos também. Até logo!