Blog 05/dez/2023

8 dicas de mudança para se organizar

Um problema que pode ser uma grande dor de cabeça para algumas pessoas é a famosa mudança de imóvel. Entretanto, algumas dicas de mudança podem tornar esse momento mais tranquilo.

Assim como qualquer plano, é preciso ter planejamento. Por isso, confira o artigo e saiba como não deixar a mudança se tornar um problema. 

Confira 8 dicas de mudança 

Neste guia, exploraremos 8 dicas de mudança que podem tornar qualquer transição mais fácil e produtiva. Continue a leitura para conferir.

1. Verifique a medida dos móveis

Saber quais são os móveis que vão para seu novo apartamento é fundamental. Verifique a metragem para entender se os móveis possuem as dimensões necessárias para serem alocados nos cômodos do novo imóvel. Caso não, será necessário repensar se vale a pena ou não mudar com eles. 

Além de medir os móveis, considere as dimensões das portas, corredores e elevadores pelos quais os móveis precisarão passar. Essa etapa pode antecipar possíveis obstáculos que serão enfrentados durante a mudança.

Uma boa escolha, se eles não couberem, é pensar em móveis planejados. Além disso, procure entender como os seus móveis se encaixam com o estilo de decoração que você deseja. 

2. Pense na logística

Outro ponto de extrema importância é no método que seus itens serão transportados. Afinal de contas, quando escolher uma transportadora ou apenas um frete? Em ambos casos, a sua disponibilidade financeira vai prevalecer.

No entanto, caso seja uma mudança de imóvel entre bairros afastados, o uso de uma transportadora pode ser uma opção bem benéfica. Além da facilidade, contratar uma transportadora também pode ajudar a reduzir o estresse associado à logística da mudança. 

Dessa forma, é possível garantir que os seus móveis e outros bens serão entregues com cuidado, minimizando os riscos de danos. 

3. Descarte o que não for necessário

Antes de dar início a mudança, é preciso avaliar quais itens são relevantes para levar para um novo lar. Uma das principais recomendações é avaliar se um objeto foi utilizado nos últimos meses ou no último ano, e se tem uma função específica no futuro próximo. Se a resposta for negativa, esse pode ser o momento ideal para se desfazer deste item.

Além disso, doar ou reciclar itens pode trazer benefícios para a comunidade e para o meio ambiente. Objetos como roupas e livros podem ser utilizados por novos donos e liberar espaço para novos itens decorativos ou um ambiente com um objetivo diferente.

4. Tenha atenção com eletrodomésticos

Uma das reclamações mais frequentes em mudanças é a danificação de eletrodomésticos. Eles são muito sensíveis e, na grande maioria das vezes, contam com selos que ressaltam sua sensibilidade.

Para evitar problemas, a melhor forma é embalá-los com plástico bolhas ou, até mesmo, lençóis, cobertas e edredons. Assim, na hora do transporte, mesmo que esses objetos encostem em superfícies como paredes e pisos, será possível evitar danos. 

5. Embale com antecedência

Na hora de organizar a mudança, é preciso fazer com muito cuidado, garantindo que todos os seus pertences não sofram danos durante o transporte. Algumas dicas de organização para aplicar são:

  • separe os itens de acordo com o cômodo;
  • não misture itens de moradores diferentes para facilitar o desencaixotamento;
  • reforce os cuidados de eletrodomésticos, espelhos, vidros e outros itens sensíveis;
  • separe itens essenciais, como produtos de higiene pessoal, documentos e eletroeletrônicos para que sejam encontrados facilmente durante os primeiros dias no novo imóvel.

Quando fazemos esse processo de organização com antecedência, a mudança se torna muito menos problemática e estressante. 

6. Conheça as regras do condomínio

Se você já reside em um condomínio sabe que existem regras de convivência. Caso seja sua primeira vez, tome essa como uma das mais importantes: confira os direcionamentos relacionados à mudança.

Antes de mais nada, converse com o administrador do condomínio. O papel do síndico é orientar os moradores das regras e garantir a convivência harmônica. Assim, será possível entender quais são os horários e cuidados a serem tomados durante a mudança.

7. Atualize seu endereço

Entre os 10 dias que antecedem a mudança, entre em contato com seus fornecedores de serviços como água, luz, telefone, internet, entre outros.

Comunique a mudança e peça a transferência para a sua nova residência. Para correspondências importantes, como bancos e boletos, procure os responsáveis pelo atendimento para fazer a substituição. Assim, é possível evitar que cheguem informações relevantes na sua antiga moradia.

8. Não envolva muitas pessoas

Se você tem crianças, cachorros e gatos na família, evite com que eles se envolvam com a mudança.

Conte com a ajuda apenas de amigos e familiares que podem ajudar de maneira efetiva na hora da mudança. Além deste processo ser estressante para crianças e animais de estimação, com o transporte de objetos, móveis e eletrodomésticos pesados, é preciso evitar que acidentes aconteçam.

Confira mais dicas no blog da Vila Brasil Engenharia

O blog da Vila Brasil conta com novos conteúdos exclusivos todos os meses. São dicas e tendências que podem te ajudar a transformar o seu imóvel em um espaço convidativo e aconchegante. 

Além disso, a equipe da Vila também prepara conteúdos com foco em informações atualizadas do mercado imobiliário para quem deseja conhecer tudo sobre o assunto.

Aproveite para acessar o site e conhecer uma das nossas principais dicas para colocar em prática depois da mudança: como fazer a divisão das tarefas domésticas? Confira no artigo!

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
Valor incorreto O campo obrigatório não pode ser deixado em branco