Blog 10/maio/2023

Como escolher estilo de decoração? Confira as nossas indicações

Se você tem dúvidas sobre como escolher um estilo de decoração, essas indicações vão te ajudar! Escolher novos móveis e objetos decorativos é uma maneira de transformar os espaços para oferecer toda a praticidade que você e sua família precisam, além de deixar o seu lar com mais personalidade. 

Conheça alguns estilos de decoração e veja como tornar o seu novo apartamento ou casa em um ambiente totalmente aconchegante.

E o melhor de tudo! Você não precisa investir muito dinheiro para conseguir isso. Nossas dicas são de decorações totalmente acessíveis. Confira!

Como descobrir qual é meu estilo de decoração?

Para descobrir o seu estilo de decoração é preciso conhecer quais são as estampas, texturas, materiais e itens decorativos usados em cada um deles para implementar no seu lar.

Os estilos de decoração são compostos de características bem específicas. Por isso, é natural que você consiga perceber alguns que são mais atrativos para você, conforme as suas preferências.

Quais são os estilos de decoração? Conheça 7 deles!

Há muitos estilos de decoração disponíveis para transformar o seu lar. Abaixo, separamos 7 estilos que apresentam alternativas únicas para o seu lar

1. Estilo minimalista

A frase “menos é mais” é perfeita para definir a estética do estilo minimalista. Aqui, a menor quantidade de cores e elementos geométricos ganham destaque na composição dos ambientes. Para implementar esse estilo em um imóvel, é necessário o uso apenas de móveis funcionais, além de prezar pela organização e com a presença apenas de objetos decorativos essenciais.

Agora, para definir a paleta, é preciso utilizar tons neutros, como branco, off-white, preto ou bege, cores predominantes para compor uma decoração minimalista, seja nas paredes, pisos ou móveis. 

O estilo minimalista é uma decoração elegante e interessante, aliada para quem também quer focar em menos investimento e optar por móveis mais simples. O minimalismo é uma ideia a ser seguida para economizar, sem deixar a decoração de lado.

2. Estilo Comfy

Comfy — em português, confortável —, é um estilo baseado em conforto. São itens, móveis e iluminação que transmitem aconchego, além de promover um lar acolhedor. 

A luz natural é um dos principais temas desse estilo. Não ter obstrução de claridade, além de promover mais conforto, também ajuda na economia de energia. Para quem tem a necessidade de economizar, vale a pena investir nesse conceito.

Para aplicar o estilo comfy, inclua móveis que, ao mesmo tempo, sejam funcionais, transmitam conforto. Opte por sofás, poltronas, conjuntos de jantar, camas e mantas que sejam confortáveis, feitos de materiais como lã, algodão e linho. Além disso, use tons claros ou neutros, como branco, bege, areia e cor de palha.

3. Estilo moderno

Essa decoração pode agradar quem apresentou interesse no estilo minimalista, pois há muitas características em comum: o uso de cores neutras, móveis funcionais, organização em todos os aspectos e espaços amplos.

Para criar um estilo moderno, você pode utilizar mais elementos decorativos, como quadros e estantes, desde que todos possuam linhas retas para expressar a estética moderna. Opte por usar elementos naturais, como sofás de couro, vasos de plantas e mesas de aço à mostra.

Também aproveite a luz natural dos ambientes e espelhos para dar a sensação de amplitude aos cômodos do seu lar. 

4. Estilo boho

Se você prioriza a mistura de estampas e, ao mesmo tempo, elegância, te apresentamos o estilo boho. Podemos traduzir o “boho” como boêmio, nesse caso, tem alta ligação com a arte, muito baseada em elementos hippies. Outro importante ponto que podemos chamar a atenção aqui é a mistura de estilos, como rústicos, vintage, folk, entre outros. 

Itens de origem natural, como o couro e madeira, ou artesanais também são predominantes para criar uma estética boho em todos os ambientes, característica que também se apresenta na paleta de cores. Aqui, usaremos tecidos, panos, estofados e texturas, principalmente, em tons terrosos, como mostarda, caqui, caramelo, terracota, bordô e nude ou estampas.

O conceito do it yourself (DIY), ou seja, faça você mesmo, também tem sua valorização aqui. Nesse caso, o estilo boho pode ser uma excelente opção para você que não tem um planejamento financeiro alto. 

5. Estilo Industrial

O estilo industrial consegue deixar os ambientes mais elegantes, mesmo com uma decoração diferenciada. Os principais elementos do estilo industrial são as paredes com tijolos e tubulações aparentes, pisos cimentados e tons neutros, principalmente preto e cinza. 

Os móveis são, tipicamente, de metais escuros, como prata ou pintados, para combinar com a estética industrial. Para replicar esses aspectos, você pode utilizar janelas e portas de metal ou cadeiras e mesas rústicas.

Os espaços para recriar o estilo industrial devem ser amplos, criando o aspecto dos apartamentos, lofts e armazéns antigos. 

 

6. Estilo Rústico

A natureza aliada a móveis mais antigos são os temas principais do estilo rústico de decoração. As características deste estilo são parecidas com as que foram apresentadas no estilo boho, mas o uso de materiais antigos e rudimentares causam muita diferença na decoração. 

A madeira deve ser o tema principal para decorar o imóvel, presente em mesas, cadeiras, armários e decorações para apresentar similaridade com casas antigas. As paredes devem apresentar tijolos à mostra, tons neutros ou terrosos e materiais de tecidos naturais, como couro, linho e palha.

A presença de grandes vasos de plantas também é usada para criar uma conexão com a natureza e adornar com os outros tons dessa estética.

7. Estilo retrô

O estilo retrô é feito com móveis antigos que passaram por uma releitura ou produzidos para recriar aspectos de décadas passadas. Para incorporá-lo no seu imóvel, é preciso usar móveis e objetos decorativos pintados ou alterados, sem perder a essência da época em que foram criados. 

A decoração retrô valoriza o uso de cores chamativas, estampas coloridas e florais, além de grandes quadros decorativos e relógios nas paredes.

Por ser uma decoração retrô, objetos que remetem às épocas de 60 ou 70 são muito utilizados, como luminárias de chão, móveis com pé de palito, geladeiras coloridas e discos de vinil.

Pode misturar estilos de decoração?

Sim, você pode misturar estilos de decoração para conseguir criar a estética que quiser no seu lar. 

Quem acabou de comprar um apartamento na planta sabe que qualquer economia no momento de decorar é válida e tentar seguir todos os padrões de um estilo que não tenha realmente gostado pode fazer com que você perca o seu investimento na decoração. Então, se você não conseguiu definir apenas um estilo de decoração, não se preocupe. 

Não se esqueça que o objetivo de definir um estilo é expressar a sua personalidade e interesses. Com a decoração, você consegue criar um lar que é aconchegante e apropriado para as suas necessidades. Por isso, é necessário apostar em itens que funcionam com o imóvel e oferecem praticidade e conforto para a sua rotina. 

Para misturar os estilos de decoração, procure quais são os móveis, cores, texturas e objetos que você mais gosta de cada estilo e prepare um checklist para realizar as suas compras. 

No momento da escolha, vale criar uma paleta de cores para te ajudar a criar uma organização de como será o seu imóvel e procurar itens de cada estilo que o deixem mais confortável.

Continue a leitura no blog da Vila Brasil

Conseguiu encontrar o estilo de decoração que mais combina com o seu imóvel? Agora, é só encontrar os móveis e objetos de decoração ideais para decorar o seu imóvel, seja ele uma casa em condomínio ou um apartamento pequeno. 

Definir um estilo que funcione para você e o seu lar é essencial para investir na decoração de forma econômica e inteligente.

Continue acompanhando o blog da Vila Brasil para encontrar as principais dicas para que você possa transformar o seu imóvel e deixá-lo do jeito que sempre sonhou.

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
Valor incorreto O campo obrigatório não pode ser deixado em branco