Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 25/mar/2022
Seu apartamento foi financiado na planta, empreendimento pronto, chaves entregues e agora pronto, é só todo mundo mudar. Não, pera aí, tem uma coisa muito importante que precisamos destacar: a convenção de condomínio.
É um momento muito importante que irá definir a administração do condomínio e as regras que irão prevalecer nos primeiros anos de vida do empreendimento. Aqui vamos definir quais são os limites e organizações que serão fundamentais para a convivência dos novos condôminos.
Você já ouviu falar? Caso não, sem problema algum. A ideia deste artigo é explicar como funciona, como e quando ela é feita. Vem com a gente da Vila Brasil!
Antes de mais nada, vamos entender como ela funciona na prática. Em resumo, é um documento que reúne as principais regras de convivência e administrativas do condomínio. Em outras palavras, será a parte desse arquivo que iremos garantir a organização da vida local.
Entretanto, vale ressaltar que a primeira convenção de condomínio é vital para o condomínio e as próximas que vão surgir com o tempo serão pautadas nessa primeira feita. Na grande maioria das vezes, ela é feita antes da entrega das chaves aos novos moradores.
Ok, já conseguimos entender o que ela significa e qual a sua real importância para os moradores. Mas afinal de contas, o que é definido neste momento. Para não gerar confusão, resumimos alguns dos principais assuntos?
Sem sombra de dúvidas, não somente entender quais serão as atribuições dessa personalidade, mas quem será ele de fato. O papel do síndico é a grande figura para o cumprimento da convenção do condomínio e garantir a ordem no ambiente comum e privado.
Também é nesse momento que entendemos qual será a modalidade de administração. Na grande maioria das vezes, existem duas possibilidades: uma empresa administradora ou ela será interna, composta por síndico, subsíndico e conselho fiscal.
Nesse momento é que iremos conhecer as temidas multas e juros. Elas, em partes, são consequências de regras da convenção, que será definida por meio de sanções condominiais. O papel do síndico aqui será a aplicação das punições e analisar quando elas são, de fato, necessárias.
Mas não fica somente no descumprimento de regras de boa convivência. Aqui também serão definidas questões como: modelo de cobrança de inadimplência, bem como detalhes sobre multas e juros ligados a ela, processos ligados a protestos, prazos para cobranças judiciais, entre outros.
Um empreendimento como os desenvolvidos pela Vila Brasil são produtos de ótima qualidade, mas isso não significa que não demandamos manutenções e obras de reparo. E é por meio da convenção de condomínio que iremos definir quando e o que será feito. Assim, evitamos desgastes e problemas na infraestrutura do ativo.
Por fim e, não menos importante, temos os orçamentos e os custos. Além daquilo que já adiantamos anteriormente, que é a manutenção, existirá serviços ligados à limpeza, segurança, jardinagem, água, luz, entre outros. Dessa forma, durante o primeiro encontro serão definidos os valores ligados a essas despesas e que formarão, finalmente, a mensalidade do condomínio.
Agora que você já conhece o que significa convenção de condomínio não precisa mais ficar preocupado quando receber o aviso dessa reunião. É mais um momento que significa que o seu grande sonho está se realizando. Você já consegue se imaginar em uma convenção?
Então, antes de conseguir se enxergar, é preciso conhecer qual é o grande apartamento da sua vida. Você já conhece os empreendimentos da Vila Brasil Engenharia? Acesse nosso site e conheça todas suas possibilidades de morar!