Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Goiânia e Região 10/jun/2024
Quer conhecer os pontos turísticos de Goiânia? A capital de Goiás, conhecida pela presença abundante de áreas verdes e arquitetura moderna, possui uma diversidade de espaços para visitar. Nesta lista, exploramos oito das principais atrações turísticas que você precisa conhecer na cidade.
Aproveite a leitura e encontre o seu lugar preferido na capital goianiense! A seguir, você encontrará:
Goiânia possui uma vasta seleção para explorar durante a sua visita. Neste guia, selecionamos as seguintes opções:
O Centro Cultural Oscar Niemeyer é um complexo onde são realizadas exposições e apresentações artísticas. Considerado um dos mais importantes centros culturais do estado e um ponto turístico de destaque em Goiânia, o local foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
São 26 mil metros quadrados de área destinada para o lazer e entretenimento. Inaugurado em 2006, o complexo é composto por uma biblioteca, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Palácio da Música e o Monumento dos Direitos Humanos.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 12h, e das 14h às 17h.
Localização: GO-020 – Chácaras Alto da Glória.
A Praça Cívica, a mais antiga de Goiânia, foi concluída em 1933 e abriga importantes edifícios históricos e governamentais.
O obelisco, localizado na praça, representa o marco de início do desenvolvimento de Goiânia. No local, também estão o Monumento às Três Raças, o Palácio das Esmeraldas – residência oficial do governador do estado – o Palácio Pedro Ludovico e o Museu Zoroastro Artiaga.
Sendo de grande importância cultural para os moradores, a praça representa a vida política e social da cidade, além de ser considerada um símbolo do desenvolvimento econômico da região.
Localização: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – St. Central.
O Mercado Central de Goiânia é composto por mais de 100 lojas com produtos artesanais, bebidas, roupas, calçados, produtos naturais e alimentos variados. Há uma grande diversidade de doces e queijos regionais, assim como locais para experimentar comidas típicas.
Inaugurado em 1950, o Mercado foi transferido para o local atual em 1986. São três andares, sendo que os dois primeiros possuem lojas de variedades e, no terceiro, funciona o Restaurante do Trabalhador.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 07h às 18h. Sábado, das 07h às 14h. Domingo, das 07h às 12h.
Localização: Rua 3, 322 – St. Central.
O Memorial do Cerrado é um espaço científico que apresenta, de forma educativa, informações sobre a riqueza deste bioma. Localizado no Câmpus II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), o Memorial possui diversas experiências para que os visitantes tenham contato com a fauna e flora do Cerrado.
Esse local é ideal para entender mais sobre a importância do bioma. A coleção de peças arqueológicas — com fósseis de até 600 milhões de anos — possui exemplares da biodiversidade. Já a trilha ecológica permite a exploração da vegetação nativa e o aprendizado sobre os animais que habitam o Cerrado.
Além disso, no Memorial, há a Vila de Santa Luzia, uma reconstrução dos primeiros povoados de origem portuguesa em Goiás, assim como uma réplica de uma aldeia indígena.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h.
Localização: Avenida Engler, s/n – Jardim Mariliza.
O Parque Flamboyant é conhecido como um dos favoritos dos moradores de Goiânia. O ambiente, com cerca de 140 mil metros quadrados, é ideal para descanso e uma das principais áreas para lazer em Goiânia.
Devido a sua localização, próximo ao Shopping Flamboyant, o parque tornou-se um ponto de encontro tranquilo na cidade.
Muito arborizado, com um lago extenso e um gramado que convida os visitantes a aproveitarem os dias ensolarados, o Flamboyant também possui uma pista para caminhada.
Localização: Ruas 15, 103-157 – Jardim Goiás.
Voltado para a preservação da fauna e flora da região, o Parque Zoológico foi fundado em 1956. O espaço é o lar de cerca de 124 animais das mais variadas espécies, desde répteis a mamíferos e aves.
Além de ser o lar de animais ameaçados de extinção, o Zoológico também recebe aqueles resgatados pelo IBAMA, possibilitando uma melhor qualidade de vida para animais que não possuem condição para retornar à natureza.
Os visitantes também podem aproveitar os espaços destinados para aprender mais sobre educação ambiental.
Horário de funcionamento: quarta a domingo, das 8h30 às 16h.
Localização: Alameda das Rosas – St. Oeste.
Para os amantes de futebol, o ponto turístico de destaque na cidade é o Estádio Serra Dourada, onde se realizam as principais partidas do esporte na região. Inaugurado em 1975, o lugar já recebeu atrações musicais, como o cantor Paul McCartney.
O Estádio possui capacidade de cerca de 80 mil pessoas e parou de ser utilizado com frequência em 2019. No entanto, ao sediar o jogo de abertura do Campeonato Brasileiro de 2024, o espaço será revitalizado, tornando-se uma arena multiuso.
O agendamento de visitas pode ser realizado através do e-mail protocolo.seel@goias.gov.br.
Localização: Avenida Fued José Sebba, 1170 – Jardim Goiás.
Considerada a maior feira ao ar livre do Brasil e da América Latina, a Feira Hippie possui cerca de 6 mil bancas. Em atividade desde a década de 60, ela foi criada quando hippies começaram a expor as suas peças no Parque Mutirama e, após mudanças, se estabeleceu na Rua do Trabalhador.
Ela funciona de sexta a domingo, dias em que os visitantes podem comprar produtos diversos, desde peças de artesanato até carnes, bebidas, utensílios domésticos, acessórios e outros.
Horário de funcionamento: sexta, das 8h às 17h. Sábado, das 7h às 17h. Domingo, das 7h às 15h.
Localização: Praça do Trabalhador, Setor Norte Ferroviário.
Gostou do conteúdo e quer conhecer mais sobre a capital do estado de Goiás? Ela é uma cidade planejada, com uma grande presença de áreas verdes e infraestrutura moderna de serviços. Por isso, Goiânia tornou-se uma boa opção para quem deseja morar com qualidade de vida no Centro-Oeste.
Quer entender como é viver nesta cidade? Acesse o blog da Vila Brasil para conhecer as principais características da região!