Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 05/jan/2024
Conjuntos arquitetônicos, manifestações artísticas, museus e parques estão entre as principais opções de lazer em Goiânia. Construída entre os anos de 1933 e 1942, Goiânia é uma cidade moderna, considerada uma das capitais mais importantes do Centro-Oeste.
Criada de acordo com um projeto urbanístico e com o objetivo de povoar o estado de Goiás, a capital manteve a preservação das extensas áreas verdes e a flora nativa.
Separamos alguns dos lugares mais conhecidos na região, seja para quem está procurando o que fazer em Goiânia no final de semana ou para quem pretende passar as férias na capital.
Goiânia é referência em qualidade de vida e uma capital privilegiada pela natureza, com uma variedade de opções de lazer para toda a família. Conheça alguns dos principais pontos turísticos que você não pode deixar de visitar.
Os parques e praças de Goiânia são considerados pontos de encontro onde pessoas de diferentes regiões podem interagir. Esses ambientes fortalecem laços sociais, além de ser um espaço para recreação, preservação ambiental e respiro da vida urbana.
Os principais parques e praças de Goiânia são:
Um espaço para curtir o fim de tarde, praticar atividades físicas ao ar livre e tomar uma água de coco, assim é o Parque Areião. A estrutura do parque contempla diferenciais que favorecem o lazer para toda a família, como parquinho para as crianças, estação de ginástica e pista para caminhada. A entrada é gratuita.
Localização: Avenida Areião, s/n – Setor Pedro Ludovico.
A Praça do Sol contempla um letreiro para fotos – “Eu Amo Goiânia” – e também é o espaço onde acontece a Feira do Sol, aos domingos, com venda de roupas, acessórios e culinária para agradar a todos os paladares. A entrada é gratuita.
Localização: Rua 9, s/n – Setor Oeste, Goiânia.
O Parque Vaca Brava ocupa uma área de 79 mil metros quadrados, conhecido pela presença de um lago central, com trilhas para corridas e caminhadas. O Parque possui uma vegetação extensa, com diversas espécies da flora nativa. O bosque é um espaço verde amplo, ideal para dias quentes e piqueniques com os amigos.
Localização: Avenida T-10, s/n – Setor Bueno.
O Lago das Rosas é um dos principais parques de Goiânia, com uma área verde espaçosa, com cerca de 315 mil metros quadrados. O Parque, que também abriga o Zoológico de Goiânia, é composto por diversos espaços livres, além de um parque infantil, mirante, estação de ginástica e, é claro, o lago que dá nome ao Parque.
A mata densa do parque é um exemplo da importância da preservação de áreas verdes com flora natural de Goiânia, auxiliando com a melhoria do bem-estar dos moradores e cuidado com o meio ambiente.
Localização: Alameda Das Rosas Q R7, n.º1931 – Setor Oeste.
Espaços essenciais para a preservação da história e memória de Goiânia, os museus são peças importantes para o desenvolvimento de um ambiente culturalmente rico. Os museus de Goiânia são espaços para fomento à arte, além de serem atrações turísticas importantes.
O Museu de Arte de Goiânia (MAG) está situado em um prédio modernista, dentro do Bosque dos Buritis. Com um amplo acervo, o Museu procura estimular a produção artística.
Inaugurado em 1970, o MAG é utilizado como um espaço para o fomento do diálogo cultural. Além das salas de exposições, o Museu promove projetos educativos com escolas e outros grupos.
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 12h, e das 13h às 17h. Sábado e domingo, das 8h às 18h.
Localização: Rua 1, n.º605 – Setor Oeste, Goiânia.
Um passeio para os apaixonados por cultura e história, o Museu Pedro Ludovico é o lugar onde um dia já foi a casa de Pedro Ludovico, fundador da cidade. No passeio, é possível ver de perto que algumas características ainda são originais e resistem ao tempo. Além disso, há a presença de objetos pessoais, porcelanas, livros e muito mais.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.
Localização: Rua Dona Gercina Borges Teixeira, n.º 133 – Setor Central.
O Museu da Imagem e do Som de Goiânia (MIS) dedicado à valorização do patrimônio audiovisual goiano. O acervo diversificado inclui filmes, vídeos, fotografias, gravações sonoras, equipamentos antigos e documentos que expressam a história de Goiânia.
Criado em 1988, o Museu conta com salas de exposição para exibições de vídeos para estudantes de nível fundamental, médio e superior, pesquisadores e público geral.
Além disso, o espaço também oferece oficinas em áreas como organização documental, conservação de documentos, entre outros.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h.
Localização: Praça Cívica, 2 – St. Central.
Esse é um passeio turístico indicado para toda a família, em especial, os mais curiosos por cultura e história. O Memorial do Cerrado, que funciona no Campus II da PUC Goiás, contempla reconstruções dos primeiros povoados na região, com réplica de aldeia indígena e muito mais.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h.
Localização: Avenida Engler, s/n – Jardim Mariliza.
As feiras ao ar livre são espaços que promovem a economia local, onde produtores locais têm a oportunidade de comercializar seus produtos diretamente aos consumidores.
Em Goiânia, as feiras ao ar livre são espaços usados para o fortalecimento da comunidade local, onde moradores podem se reunir semanalmente.
A feira hippie acontece aos sábados, das 7h às 16h, e aos domingos, das 7h às 13h, na Praça do Trabalhador, no Setor Norte. Essa é a opção ideal para aproveitar uma variedade de produtos e comércios, pois conta com a presença de cerca de 10 mil expositores.
Já a feira do entardecer acontece nas sextas-feiras, das 16h às 21h, na Rua 115, Cepal do Setor Sul. A feira noturna é consideravelmente menor que a feira hippie, mas conta com cerca de 200 expositores, com mercadorias que variam de roupas a comidas da culinária local.
Já a feira dos importados está localizada na Avenida São Paulo Q 75, 935 lt 1, no Setor Campinas. De segunda a sábado, das 8h às 18h, expositores se reúnem com produtos importados variados. São móveis, roupas e bijuterias de diversos países e podem ser adquiridos pelos visitantes.
Entre os atrativos de Goiânia estão os bares e restaurantes, espaços para socializar e compartilhar experiências. Esses ambientes, em Goiânia, ressaltam a diversidade cultural e gastronômica da região.
Entre algumas das opções na cidade estão:
O Celsin Bar e Restaurante foi fundado em 1991 e conta com um cardápio repleto de petiscos, espetinhos, saladas, guarnições e pratos individuais. O espaço físico do Celsin merece destaque, com um terraço para que os visitantes possam aproveitar os dias quentes de Goiânia ao ar livre.
Ver essa foto no Instagram
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 17h às 00h, sábado, das 11h às 01h e domingo, das 11h às 18h.
Localização: Rua 22, n.º 475 – Setor Oeste.
O Carne de Sol 1008 é um restaurante focado na culinária nordestina, com temperos da culinária de Goiânia. Com um cardápio diverso, além da carne de sol, a manteiga de garrafa, feijão-verde e queijo do sertão estão presentes em uma variedade de pratos.
Ver essa foto no Instagram
Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 00h.
Localização: Alameda Leopoldo de Bulhões, Q 22 – L 16 – Setor Pedro Ludovico.
O Posto 15 é um boteco de boa gastronomia, com pratos com carne grelhada, hambúrgueres, petiscos e drinks. Com um ambiente agradável, o espaço é ideal para quem deseja participar de um happy hour com os colegas de trabalho ou amigos.
Ver essa foto no Instagram
Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 11h, às 01h, sexta e sábado, das 11h às 02h, e domingo, das 11h às 00h.
Localização: Rua 15, n.º 1896 – Setor Marista.
Inaugurado em 2000, o Aquarius Restaurante é um ponto tradicional de Goiânia. O Aquarius se intitula um restaurante da família, considerado um espaço ideal para ter jantares com as pessoas mais próximas.
O cardápio possui saladas, entradas, petiscos, carnes especiais e pratos para compartilhar. As opções são variadas: há pratos com carne vermelha e frutos do mar, além de um menu kids.
Ver essa foto no Instagram
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 00h, e sábado e domingo, das 11h às 02h.
Localização: Avenida Albert Einstein, Quadra 10, Lote 05 s/n – Jardim da Luz.
Procurando opções de o que fazer a noite em Goiânia? As baladas da cidade são o centro da atenção para quem quer curtir a noite com os amigos.
A Azzure Club é uma balada localizada na Avenida 136, n.º 222, no Setor Marista. Com foco em música sertaneja, a Azzure tem uma agenda semanal repleta de atrações especiais. A balada conta com um espaço moderno e permite a realização de eventos fechados, como aniversários. A Azzure funciona às sextas e sábados, das 22h às 05h.
Para quem curte funk e pop, a balada ideal para visitar é a Roxy, localizada na Rua 87, n.º 536, no Setor Sul. Aberta de sexta à domingo, das 19h às 5h, a Roxy é uma casa noturna que conta com uma agenda semanal diversificada. Além disso, o espaço também realiza watch parties, além de ter dois ambientes separados para que você possa aproveitar seus artistas favoritos.
A Bolshoi Pub é um espaço com uma agenda cheia de atrações ao vivo que já recebeu bandas como CPM22, Os Mutantes e Nazareth. Localizada na Rua T-53 n.º 1140, no Setor Bueno, o Pub tem shows intimistas, em um ambiente animado e único. A Bolshoi Pub está aberta nas quintas, das 20h às 02h, e nas sextas e sábados, das 20h às 03h.
Os shoppings de Goiânia representam não apenas centros de compras, mas também verdadeiros espaços de entretenimento e convívio social. Combinando conveniência e diversão, os shoppings contêm uma variedade de restaurantes, lojas e atividades de lazer.
Entre os principais centros de compras em Goiânia estão:
O Shopping Passeio das Águas é o maior centro de compras de Goiás. Com cerca de 250 lojas, 7 salas de cinema e 42 operações na praça de alimentação, o shopping recebe cerca de 700 mil visitantes todos os meses.
Um dos diferenciais do Passeio das Águas é o seu investimento em maximizar o aproveitamento dos recursos naturais, como com o consumo eficiente de energia e água.
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 21h.
Localização: Avenida Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras.
Inaugurado em 1981, o Flamboyant Shopping se intitula o centro comercial mais antigo de Goiás. Com cerca de 1 milhão de visitantes todos os meses, o Flamboyant tem cerca de 260 lojas e já recebeu premiações relacionadas a boas práticas no setor de varejo.
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 22h.
Localização: Avenida Dep. Jamel Cecílio, 3300 – Jardim Goiás.
Aberto em 1995, o Goiânia Shopping está situado em frente ao Parque Vaca Brava e possui uma galeria de serviços com 220 lojas, 29 operações na praça de alimentação e cerca de 600 mil visitantes todos os meses.
O espaço também é pet friendly, ideal para levar seu cão para visitar.
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h.
Localização: Avenida T-10, 1300 – Setor Bueno.
Inaugurado em 1996, o Buriti Shopping é uma das referências em lazer para os moradores de Goiânia. Com 205 lojas, o shopping conta com variedade de serviços e lojas disponíveis. Além disso, o Buriti Shopping conta com um salão de festas, destinado para a realização de aniversários infantis.
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h às 22h.
Localização: Avenida Rio Verde, Qd 102/104 – Vila São Tomaz.
Agora que você já conhece as principais opções de lazer em Goiânia, se prepare para visitar as nossas indicações e aproveitar o melhor da cidade! Aproveite para conhecer a região noroeste de Goiânia, lugar que vem despertando o interesse de quem deseja morar na cidade.