Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 25/fev/2024
Áreas verdes bem preservadas, espaços para a prática de atividades físicas e brinquedos para as crianças. Essas são algumas das atrações que os visitantes desses 8 parques em Goiânia podem aproveitar.
Conhecidos por serem refúgios em meio aos prédios e casas da cidade, esses locais são essenciais para manter o bem-estar dos moradores, assim como a preservação da fauna e flora nativa.
Para que você possa conhecer as melhores opções na cidade, a Vila Brasil Engenharia preparou este artigo em que você encontrará:
Os parques a seguir são as opções mais populares para visitar. Confira as opções que preparamos para você conhecer melhor as áreas verdes da cidade:
O Parque Areião é um dos espaços verdes mais populares e queridos pelos moradores de Goiânia. Com uma área de 215 mil metros quadrados, ele é extenso e bem arborizado, com campos de vegetação nativa para preservação.
O Areião é uma das principais opções de lazer para quem deseja se conectar com a natureza na capital. Há pista de caminhada, playground, lago, um campo de futebol e uma área para ginástica.
Além disso, uma das principais atrações deste parque é a Vila Ambiental, desenvolvida para a realização de atividades de educação sustentável.
Localização: Avenida Areião, s/n – St. Pedro Ludovico.
Relativamente menor que o Areião, o Parque Vaca Brava tem 79 mil metros quadrados. Com um lago central e vegetação vasta, este se tornou um dos favoritos para quem deseja desacelerar.
O bosque no Parque Vaca Brava está repleto de vegetação nativa, com grandes extensões de grama. Essa característica faz com que muitos visitantes aproveitem o lugar para realizar piqueniques e relaxar nas sombras em dias quentes.
Com a sua localização privilegiada, próximo ao Goiânia Shopping e outros comércios variados, o Parque também é considerado um ponto de encontro para quem frequenta a região
Localização: Avenida T-10, s/n – St. Bueno, Goiânia.
Conhecido como um dos mais antigos de Goiânia, o Parque das Rosas foi inaugurado na década de 40. Em 315 mil metros quadrados há uma pista de corrida — com mais de dois quilômetros —, mirante e equipamentos de ginástica.
A principal atração é o lago, onde as pessoas podem se divertir com os pedalinhos. As áreas verdes possuem grama bem cortada, ideias para realizar piqueniques para curtir o dia próximo à água.
A proximidade com o Zoológico também torna o Lago das Rosas uma boa opção para frequentar durante um passeio pelos parques de Goiânia.
Localização: Alameda Das Rosas Q R7, 1931 – St. Oeste.
Fundado em 1956, o Parque Zoológico é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Com foco na preservação das mais variadas espécies e na educação do público, o local merece destaque como um patrimônio de Goiânia.
Entre os animais que residem no Zoológico estão répteis, aves e mamíferos, totalizando cerca de 124 animais. O lugar também é responsável pelos cuidados de 31 espécies que indicam algum indicativo de ameaça de extinção, reforçando a importância da preservação da fauna brasileira.
Além disso, o Parque Zoológico também dispõe de atividades de Educação Ambiental que abordam conceitos de sustentabilidade, conservação e solidariedade.
Localização: Alameda das Rosas, s/n, Setor Oeste, Goiânia.
Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17h. A compra de ingressos deve ser feita até às 16h.
Valor dos ingressos: R$ 5,00.
Próximo ao Parque Lago das Rosas e ao Zoológico está o Bosque dos Buritis, com espaços tranquilos, lagos, árvores e ambientes culturais. No local, há ciclovias, playgrounds, quadras esportivas e área para piqueniques.
Devido à presença dos lagos, os visitantes entram em contato com aves que frequentam a região, ampliando ainda mais o contato de todos com a fauna.
Além de áreas destinadas a atividades físicas e ao lazer, localizado no Bosque está o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que exibe coleções de artistas renomados. Relevante para a valorização da arte e cultura, o Museu torna-se uma visita indispensável para quem frequenta o Bosque.
Localização: Avenida Assis Chateaubriand – St. Oeste.
O Jardim Botânico, fundado em 1978, é uma das principais atrações da cidade, com um milhão de metros quadrados de extensão. No parque, os visitantes encontram uma pista de caminhada de 3,5 quilômetros e mata fechada para a preservação da flora nativa.
Além de ser utilizado para passeios e momentos de lazer, o parque possui outras duas áreas especiais.
O anfiteatro ao ar livre está localizado no lago principal do Jardim Botânico e pode ser utilizado para a realização de eventos especiais, como aniversários e casamentos.
Por fim, um dos locais mais especiais do Jardim é o borboletário, que abriga diversas espécies deste animal. Além de estar disponível para visitação de quem frequenta o parque, o borboletário também é utilizado por pesquisadores para observação da vivência e reprodução das borboletas.
Localização: Alameda do Contorno, 1128-1222 – Jardim Santo Antônio.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 00h.
Com uma área total de 280 mil metros quadrados, o Parque Cascavel é um dos maiores da lista. Localizado próximo a uma grande quantidade de prédios residenciais e comerciais, o Cascavel tornou-se uma área verde para descompressão em meio a cidade.
Inaugurado em 1999, o lugar foi criado para a preservação do córrego Cascavel e o bosque próximo. Por isso, gramado e árvores do parque estão próximos a um lago, criando uma bela paisagem. Há também uma pista de caminhada extensa — cerca de 3,5 quilômetros —, playground, mirante, espaços de ginástica e quiosques.
Localização: Rua do Parque, 135 – Jardim Atlântico.
A localização do Parque Flamboyant, próxima ao Shopping Flamboyant e ao Estádio Serra Dourada, e em um bairro nobre, faz com que o local receba centenas de visitantes todos os dias.
Quem escolhe praticar atividades físicas pode aproveitar a pista de caminhada e ciclovia com dois quilômetros de extensão. Os amplos gramados também são ideais para praticar esportes individuais ou em grupos.
A extensão — cerca de 140 mil metros quadrados — e o lago também são essenciais para a ambientação de um lugar que oferece a conexão com a natureza que os frequentadores deste parque buscam.
Localização: Ruas 15, 103-157 – Jardim Goiás, Goiânia.
O maior parque de Goiânia é o Jardim Botânico, com uma área de cerca de 1 milhão de metros quadrados. Localizado no Jardim Santo Antônio, o parque tornou-se um importante local de preservação da flora nativa da capital, além de ser um dos principais cartões postais da cidade.
Após conhecer os melhores parques na cidade, que tal aproveitar e explorar a Região Noroeste de Goiânia, uma das principais escolhas para quem deseja viver na capital?
No blog da Vila Brasil Engenharia, você descobre por que vale a pena viver nessa parte da cidade.