Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Finanças 12/maio/2024
Estabelecer metas financeiras é uma estratégia para orientar as suas finanças e atingir os seus objetivos no prazo. Elas são pontos de referência para que você consiga guiar seus gastos e investimentos, variando desde a criação de uma reserva de emergência até a compra da casa própria
Neste artigo, exploramos a importância de estabelecer metas financeiras, bem como as etapas essenciais para defini-las de maneira eficaz.
São objetivos específicos para a sua vida econômica. Elas variam segundo as suas prioridades e podem envolver a criação de uma reserva de emergência, a compra de um apartamento ou realizar uma viagem.
Estabelecer metas financeiras ajuda a fornecer direção e foco para suas finanças pessoais, permitindo que você planeje seus gastos e investimentos de acordo com seus objetivos de curto e longo prazo.
Utilizar planilhas para registrar gastos mensais, parcelas futuras e dívidas atuais é necessário para que você consiga se organizar antes de estabelecer metas.
Além disso, identifique quais são as suas prioridades, como comprar um imóvel, viajar, regularizar dívidas, investir ou outros.
Em seguida, você pode começar a criar as suas metas. Para isso, procure seguir uma abordagem estruturada, criando objetivos que possam ser seguidos, como metas SMART.
A meta SMART tem o intuito de elaborar metas claras e objetivas, que apresentem um plano de ação claro para serem atingidas. Cada letra da palavra “SMART” representa um aspecto que deve ser considerado, sendo eles:
Dessa forma, você consegue criar um plano de ação eficaz e que apresentará os resultados esperados.
As metas financeiras são categorizadas em três tipos principais: curtas, médias e longas. Cada uma delas varia conforme a sua complexidade, exigindo diferentes prazos para serem seguidas.
São objetivos que podem ser alcançados em um período curto, como nas próximas semanas, meses ou até um ano. Entre os exemplos estão economizar para as férias, resolver uma dívida no cartão de crédito ou construir um fundo de emergência.
Para atingi-las, é necessário menos planejamento, por uma abordagem de economia de uma parte da sua renda todo o mês.
Estas são metas para alcançar em um período de um a cinco anos. Entre os exemplos estão economizar para comprar um carro à vista, iniciar o próprio negócio ou guardar dinheiro para realizar a entrada de um novo imóvel.
Nesse caso, o planejamento deve ser mais elaborado, com um orçamento para cortar despesas, caso necessário, e a aplicação de investimentos.
As metas a longo prazo exigem mais de cinco anos para serem alcançadas. Elas incluem, por exemplo, economizar para a aposentadoria, comprar uma casa própria sem financiamento, garantir a educação universitária de um filho ou alcançar a independência financeira.
Elas requerem um planejamento financeiro mais abrangente, incluindo investimentos estratégicos e um compromisso contínuo com a economia e o gerenciamento financeiro.
Além de desenvolver um planejamento para alcançar os seus objetivos, definir maneiras de como aumentar a sua renda mensal pode acelerar a conclusão das suas metas.
No blog da Vila Brasil, oferecemos seis dicas práticas para aplicar que podem te ajudar. Continue a leitura para entender melhor como aumentar o fluxo de renda mensal e cumprir as suas metas!