Blog 25/out/2023

Como aumentar a renda mensal: 6 dicas para aplicar

Entender como aumentar a renda mensal é uma das soluções que muitos procuram para ajudar a fechar as contas mensais. Seja para investir no mercado imobiliário, criar uma reserva financeira ou buscar por novas oportunidades, obter uma renda extra é o cenário ideal para melhorar a vida financeira.

Neste artigo, vamos explorar estratégias que você pode aplicar sobre como você pode aumentar a sua renda mensal para alcançar seus objetivos financeiros.

Neste artigo, você encontrará:

O que é renda extra?

A renda extra consiste em qualquer remuneração que será obtida além da sua renda principal. Em geral, a renda extra é proveniente de outras fontes além do seu emprego ou empresa.

A renda extra pode ser a solução para quem procura formas de resolver pendências financeiras e regularizar as dívidas. Além de ser utilizada para aumentar o fluxo de renda mensal, a renda extra pode ser uma saída para quem procura maneiras de melhorar o score. 

A movimentação das finanças é uma das maneiras de aumentar o score e manter o crédito positivo com as instituições financeiras.

Essa quantia adicional pode ser obtida através de:

  • freelancers;
  • trabalhos temporários ou substituições;
  • investimentos;
  • venda de produtos;
  • consultorias.

Como aumentar a renda mensal: confira 6 dicas

Na hora de decidir como aumentar a renda mensal, é preciso entender quais as suas habilidades que podem ser aplicadas ao mercado. A seguir, estão seis dicas práticas e eficazes para aumentar sua renda mensal. Continue a leitura.

1. Faça freelancers 

Uma das formas de começar a aumentar o seu fluxo de renda mensal é como freelancer. Um freelancer é um profissional independente, que trabalha por projetos ou por hora.

Para se tornar um freelancer, defina os serviços que serão oferecidos e crie um portfólio com os seus melhores trabalhos. Os principais sites para buscar por freelancers são:

  • LinkedIn;
  • 99freelas;
  • Workana;
  • Rock Content;
  • Fiverr.

Para freelancers, não há a assinatura da carteira de trabalho, tendo mais flexibilidade e autonomia nas suas horas de trabalho e atividades. Em geral, os contratantes exigem que a pessoa freelancer tenha um CNPJ e emita uma nota fiscal para que possa ser contratada.

2. Realize investimentos

Para aumentar o seu patrimônio, procure maneiras seguras de investir. Primeiro, é preciso definir os seus objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo, e o valor que pode ser investido.

Em seguida, estude as melhores formas de investir no mercado financeiro. Algumas das principais opções para investir são:

  • imóveis;
  • bolsa de valores;
  • CDB e CDI;
  • Tesouro Direto;
  • fundos imobiliários.

No entanto, é preciso entender qual a sua tolerância de risco. Investimentos como bolsa de valores e ações apresentam são considerados mais voláteis e podem facilmente levar a perdas.

Por isso, defina o seu perfil de investidor antes de começar a aplicar o seu dinheiro. Produtores de conteúdo como Nathalia Arcuri, do site Me Poupe!, e Nathália Oliveira, também conhecida como Nath Finanças, oferecem dicas de como aplicar o dinheiro e obter uma renda extra mensal.

3. Use programas de cashback 

O uso de programas de cashback é uma das principais maneiras de economizar nas despesas mensais. Os programas de cashback oferecem uma porcentagem do custo em retorno para o usuário que utilizar o site ou aplicativo.

As principais opções de programas de cashback também oferecem descontos em diversos segmentos, como vestuário, tecnologia e eletrodomésticos. Por isso, ao realizar grandes compras, os usuários podem receber uma parte do seu dinheiro de volta e conseguir descontos para diminuir o valor total da sua compra.

Alguns dos programas mais conhecidos no Brasil são a Méliuz e a Ame Digital.

4. Venda seus itens usados

A venda de vestuário usado é uma das formas mais tradicionais de conseguir uma renda extra. Esta pode ser uma forma sustentável de lucrar, pois permite que itens esquecidos tenham um novo objetivo.

Para iniciar, selecione peças de qualidade e em bom estado de conservação. Para realizar a venda, procure por brechós na sua cidade que fazem a compra de peças usadas e peça por uma avaliação. Também considere sites online em que os itens podem ser vendidos, como Enjoei, Repassa e Troc.

Faça fotos de todos os ângulos e, se possível, utilize as roupas para mostrar todas as suas características. Também inclua detalhes como tamanho, tempo de uso e tecido para facilitar a venda.

5. Faça venda de produtos

Um ponto importante para realizar a venda de produtos e obter uma renda extra é entender quais são as suas habilidades e interesses. Dessa forma, será possível encontrar qual o nicho de mercado que você pode atuar de forma profissional.

A venda de produtos pode ser uma forma de gerar renda extra, como:

  • artesanatos: joias artesanais, peças de vestuário personalizadas, quadros decorativos, velas artesanais etc.;
  • produtos de beleza: revenda de marcas conhecidas na região;
  • alimentos caseiros: doces de festa, bolos e salgados;
  • produtos digitais: e-books, planos de estudo e cursos online;
  • produtos e móveis usados: livros, CDs e jogos antigos, além de móveis usados.

Nesse caso, é preciso criar uma presença digital em canais de venda e sites onde seu público pode estar interessado. Considere plataformas digitais como Mercado Livre, OLX ou crie o seu próprio negócio.

Para conseguir sucesso nas vendas, produza fotos de qualidade, com imagens de diferentes ângulos e boa iluminação. As descrições dos produtos devem ser detalhadas para que possíveis compradores entendam todas as características do produto.

6. Aposte na locação de imóveis

Para quem deseja uma renda extra mensal, a locação de imóveis oferece a oportunidade de obter o que é chamado de renda passiva. Essa modalidade de rendimento é o dinheiro ganhado com o mínimo de esforço. 

No setor imobiliário, a renda passiva refere-se ao dinheiro ganho com o aluguel do imóvel. Caso você possua um imóvel comercial ou residencial, vale a pena procurar uma imobiliária de confiança para realizar a locação da propriedade.

8 dicas de economia simples para aplicar

Prestar atenção às finanças, além de adotar ações para aumentar a renda extra, é um dos fatores que devem te ajudar a economizar. Para que você consiga equilibrar as suas contas, a Vila Brasil produziu um conteúdo com dicas de economia.

No blog da Vila Brasil, você confere 8 recomendações de como você pode mudar hábitos e melhorar a sua gestão financeira.

 

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
Valor incorreto O campo obrigatório não pode ser deixado em branco