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Blog 20/jun/2023
De acordo com o Censo Moradia Quinto Andar, realizado em parceria com o instituto Datafolha, 87% dos brasileiros sonham em ter um imóvel próprio. Uma das principais formas de realizar esse sonho sem bagunçar as finanças é obter um financiamento imobiliário. Porém, fazer um financiamento com o sujo não é possível no Brasil, o que pode dificultar o sonho de conquistar a casa ou apartamentos dos seus sonhos.
Para que você consiga comprar um imóvel e sair do aluguel, é preciso reverter essa situação. Então, neste artigo, você confere dicas e indicações para limpar o seu nome e adquirir o seu lar.
Quer saber mais sobre o tema? Confira o que você lerá a seguir:
O financiamento habitacional é realizado por bancos e auxilia o comprador a conquistar a casa própria, mesmo sem possuir o valor integral para fazer a compra. A instituição financeira concede o valor financiado do imóvel ao vendedor e cobra parcelas do comprador até que o empréstimo seja quitado.
Após o fim das parcelas, a pessoa compradora do imóvel deve receber um termo de quitação para incluir na matrícula do imóvel, indicando que o financiamento foi finalizado.
O valor das parcelas será ajustado de acordo com o banco, valor e localização do imóvel, assim como a renda e Score do comprador.
O imóvel ficará no nome da pessoa proprietária do imóvel e, se o comprador deseja vender um imóvel financiado, é necessário que o empréstimo com o banco seja pago para continuar com o processo.
Vários bancos oferecem financiamento habitacional, as diferenças entre eles são as condições de pagamento, taxas de juros aplicadas, duração do contrato e o valor máximo que pode ser financiado.
Se você deseja comprar um imóvel, faça uma simulação com a CAIXA para descobrir quais serão as condições para financiar o imóvel. Após realizada a simulação, os correspondentes bancários do banco devem realizar uma análise de crédito, seguida de uma análise de engenharia do imóvel.
Preparar a documentação correta deve facilitar a aprovação do financiamento e a liberação do valor para a compra.
A lista de documentos inclui:
Se o imóvel for adquirido por um casal, os documentos precisam ser das duas pessoas envolvidas. Para profissionais autônomos, a comprovação de renda pode parecer um pouco mais difícil. No entanto, basta garantir os seguintes documentos:
A comprovação de renda irá ajudar a identificar qual a capacidade de pagamento dos compradores. É importante pontuar que o valor da prestação do imóvel não poderá ser superior a 30% da renda familiar bruta. Isso significa que as parcelas precisarão ter um valor máximo para não comprometer as finanças.
Não, quem possui dívidas e está com o nome sujo não consegue um financiamento imobiliário. A restrição do crédito é um dos maiores empecilhos para quem está saindo do aluguel, pois não são todas as instituições que permitem o financiamento imobiliário.
Para evitar problemas em obter um financiamento imobiliário, é necessário entender o que pode desencadear a restrição de crédito e como evitá-la para conseguir conquistar a casa própria.
Se você possui alguma dívida em lojas é possível que seu nome seja inserido em instituições como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa, entre outros. Empresas que oferecem crédito consultam esses dois serviços para descobrir se os possíveis novos clientes são potenciais inadimplentes.
O segredo para não ter o nome negativado no mercado é não atrasar as prestações e sempre cumpra os prazos combinados. Isso irá garantir que você mantenha um cadastro positivo no mercado e tenha mais facilidade para conseguir empréstimos e cartas de crédito.
Quando uma pessoa passa um cheque sem fundo, ela pode ser registrada no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF). Todos os bancos têm acesso a essa lista e podem consultá-la antes da liberação de crédito.
Assim como o SPC e o Serasa, o CCF irá mostrar aos bancos e empresas de crédito aqueles com um histórico de dívidas e problemas com pagamento, assim como quem não possui dívidas e realiza pagamentos sem atraso.
Com essas informações, as instituições decidem se devem liberar ou negar crédito.
Não pagar impostos federais ou possuir problemas com a declaração do Imposto de Renda pode ser responsável pela negativação do crédito.
Por isso, é fundamental que você mantenha as suas obrigações jurídicas e fiscais em dia, realizando o pagamento de impostos dentro do prazo e realizando a declaração de Imposto de Renda anualmente.
Não realizar o pagamento dos impostos do estado ou do município também pode resultar em problemas para conseguir financiamentos. A recomendação aqui é a mesma: mantenha o pagamento de impostos dentro do prazo para conseguir ter crédito na praça.
Para que os bancos e instituições financeiras forneçam o crédito necessário para financiar um imóvel, é preciso quitar as dívidas no seu nome. Para quem deseja entender como funciona o Minha Casa, Minha Vida para realizar o sonho da casa própria, deve saber que, para participar do programa, não pode ter o nome negativado.
Porém, mesmo quem está com o nome negativado pode buscar maneiras de resolver as dívidas para realizar o financiamento imobiliário. Confira a seguir as recomendações para conseguir realizar essa mudança.
O primeiro passo para limpar o seu nome e mantê-lo sempre positivo no mercado é ter um planejamento financeiro organizado. Você precisa entender suas finanças e buscar por soluções para poupar mais dinheiro e reduzir os gastos.
Para isso, você precisa saber:
Uma vez que todos esses pontos foram levantados e você já possui respostas, é hora de definir os limites de gasto em cada área, negociar a redução de contas e reduzir os gastos variáveis supérfluos.
Com o tempo, será possível poupar uma certa quantia e começar a quitar as dívidas que estão pendentes.
É importante identificar quais são as dívidas pendentes e negociar com as empresas de crédito. Em alguns casos, é possível ter um bom desconto para o pagamento, facilitando a quitação da dívida.
Uma vez que as contas foram negociadas é essencial manter os prazos em dia para evitar novas pendências.
Conseguir fontes de renda alternativas pode ser a melhor opção para quitar as dívidas com maior rapidez. A revenda de produtos, participação em programas de pontos, venda de produtos de artesanato e brechós são alternativas para aumentar a renda mensal.
Aqui, é necessário avaliar se, ao realizar cortes e organizar seu orçamento, ainda é necessário aumentar a renda mensal.
Existem empresas credoras que participam de feirões para negociação de dívidas e pendências, oferecendo melhores condições de pagamento. Essa pode ser uma excelente oportunidade para limpar um nome negativado com mais facilidade.
É preciso aguardar, no mínimo, 30 dias para a atualização das principais informações de dívidas no Serasa e SPC, além do sistema do Banco Central. Após esse período, quem deseja realizar um financiamento pode solicitar que uma instituição financeira verifique se é possível realizar o empréstimo de crédito.
Conseguir limpar o nome é um dos principais passos para conquistar a casa própria. Depois de realizar todas as etapas que foram citadas neste artigo, você pode começar a escolher um imóvel que vai se tornar o seu lar. Para isso, é preciso atenção nas parcelas e subsídios disponíveis para garantir que você pode manter os pagamentos em dia.
Os empreendimentos da Vila Brasil Engenharia contam com condições especiais de pagamento para que todos possam completar esse sonho. Se você acredita que está na hora de organizar as finanças e adquirir a casa própria, confira as opções disponíveis no nosso site!