Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Ebook 01/maio/2022
Quando o assunto é sair do aluguel, conquistar a casa própria é um dos maiores sonhos dos brasileiros. Afinal, além da segurança financeira que um imóvel pode trazer, também é uma excelente maneira de construir um patrimônio e levar tranquilidade para a família.
Ao longo desse material vamos falar sobre finanças pessoais: como organizar a vida financeira da família para sair do aluguel e comprar um imóvel. Vamos abordar:
Continue a leitura e fique por dentro de tudo o que você precisa fazer para sair do aluguel e ter seu próprio imóvel agora mesmo!
Quando pensamos em comprar um imóvel para sair do aluguel, é inegável: o valor do investimento é alto, e por isso algumas vezes as pessoas ficam com receio de virar essa chave.
No entanto, o comprar uma casa própria é uma excelente estratégia para começar seu patrimônio e garantir a segurança e tranquilidade familiar.
Veja alguns dos maiores benefícios de comprar um imóvel e sair do aluguel:
Mas afinal de contas, o que precisamos fazer, de fato, para conseguir atingir esses objetivos que a organização financeira nos permite?
O primeiro passo para realizar a organização financeira e conquistar o sonho da casa própria é fazer a organização dos gastos. Nesse momento, duas coisas são importantes: avaliar qual é a renda da família e quais são as despesas mensais.
Para identificar qual é, de fato, a renda mensal da família, é importante anotar todas as fontes de renda: seja salário, trabalhos de freelancer ou rendimentos de investimentos mensais.
Anote todos os meses para identificar de onde está vindo a renda da família, se existem algumas variáveis e como encontrar uma previsão para elas.
Para conseguir ter uma visão mais clara de como são os gastos da família, é interessante avaliar os valores recorrentes e variáveis por no mínimo três meses, conseguindo assim identificar para onde vai a renda familiar.
As despesas recorrentes muitas vezes não podem ser alteradas. No entanto, quando levantamos esses valores, é possível identificar alguns pontos que podem ser negociáveis. Por exemplo, avalie a conta de internet e TV a cabo e veja se é possível reduzir o pacote, para economizar um pouco mais mensalmente.
Para criar um planejamento para sair do aluguel e conquistar a casa própria, é necessário organizar as finanças. Para isso, é preciso seguir alguns passos:
O primeiro passo para fazer um planejamento financeiro é ter um orçamento doméstico detalhado. Aqui, você vai usar todos os dados que encontrou quando organizou as fontes de renda e as despesas. É preciso entender qual a realidade financeira da família e separar os orçamentos para as despesas recorrentes e variáveis.
Para definir um orçamento doméstico que funcione, ele precisa ser realista e estar alinhado com a realidade financeira da sua família. Por isso, é necessário que você seja sincero e não oculte nem aumente nenhum item do orçamento. Esteja ciente de onde você está hoje e onde você precisa chegar, para garantir que o orçamento estabelecido e as prioridades da família serão possíveis de ser alcançados.
Afinal de contas, sabemos que se organizar para comprar um imóvel é algo bem complexo e requer muito planejamento, como já deixamos claro anteriormente. Muitas pessoas podem sentir dificuldade nisso. E por esse motivo, preparamos um guia completo sobre finanças para sair do aluguel agora mesmo!
Ficou interessado? Então, podemos ficar tranquilos. É só clicar no banner acima que iremos te enviar gratuitamente o seu guia ou você pode clicar aqui para fazer o download agora mesmo. Te esperamos lá!