Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 13/set/2021
A aquisição da casa própria é uma das conquistas mais importantes na vida de uma pessoa. Por isso, saber como sair do aluguel é para muitos uma prioridade na construção de um patrimônio, e geralmente essa é uma tarefa desafiadora.
Por isso, neste conteúdo trazemos para você 3 dicas fundamentais que vão ajudá-lo nessa conquista. Continue a leitura para descobrir como se preparar e o que levar em conta antes de adquirir um imóvel. Confira!
Comprar uma casa ou apartamento e finalmente sair do aluguel é um dos sonhos mais comuns entre os brasileiros. Afinal, a conquista representa a consolidação de um patrimônio, além de um marco muito importante na busca da liberdade financeira.
No entanto, existem detalhes nesse processo que merecem atenção cuidadosa. Isso porque a pressa para realizar esse sonho pode colocar sua família em situações indesejáveis. Assim, antes de tomar a decisão de adquirir um imóvel, é fundamental considerar:
Contudo, algumas dicas podem ajudar você a esclarecer seus objetivos e cultivar a prudência para fazer escolhas inteligentes.
A seguir, confira as 3 principais dicas para aprender como sair do aluguel!
O passo mais importante que você deve tomar antes de comprar um imóvel é organizar sua vida financeira. Essa é a base não apenas para sair do aluguel como também para outras importantes realizações da sua jornada produtiva.
Logo, procure elaborar com atenção dedicada seus objetivos financeiros para curto, médio e longo prazos. Além disso, faça avaliações recorrentes do consumo da sua renda e encontre meios para construir uma reserva de emergência e poupar para investimentos.
O mercado imobiliário oferece diversas opções de financiamento, inclusive com facilitação para quem deseja adquirir o primeiro imóvel.
A depender das condições do comprador, existem alternativas com taxas muito competitivas e diferentes modelos de quitação da dívida.
O próprio Governo Federal estabelece critérios que garantem sua participação em programas de financiamento, como o Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida).
Portanto, busque informações sobre as diferentes oportunidades disponíveis e avalie quais podem ser as mais apropriadas para seus objetivos e necessidades.
Uma vez que você tenha um planejamento estruturado e conheça as diferentes opções de financiamento, procure estudar também alternativas de investimento. Afinal, a dívida de um financiamento imobiliário leva muitos meses para ser completamente amortizada.
Além disso, ao fim das prestações, é possível que se tenha pago até 3 vezes o valor do imóvel apenas em juros. Nesse caso, pode ser interessante manter-se pagando aluguel por mais alguns anos e investir a diferença do financiamento em um produto de investimento.
Para isso, você deverá calcular o rendimento das suas aplicações a fim de descobrir em quanto tempo poderá acumular o valor integral de um imóvel. Considere, inclusive, o poder de barganha que você adquire por negociar valores à vista. Isso tudo impacta positivamente suas oportunidades.
Sendo assim, não deixe de avaliar os diferentes contextos para descobrir o que vale mais a pena entre encarar um financiamento ou seguir pagando aluguel enquanto investe suas economias.
Neste artigo, você aprendeu como sair do aluguel de maneira inteligente e garantindo a ordem das suas finanças. Portanto, lembre-se de que, apesar de um sonho comum, imóveis são patrimônios e vale a pena considerá-los com rigor estratégico.
Quer agora saber mais sobre as condições que o Governo Federal oferece para quem deseja adquirir um imóvel? Então continue conosco e entenda como funcionam os subsídios imobiliários do Governo!