Blog 10/out/2023

Como funciona a taxa de obra da Caixa?

Quer entender como funciona a taxa de obra da Caixa? Esse é um dos custos que devem aparecer no seu planejamento depois de comprar um imóvel na planta. Para que você possa se planejar e entender como funciona esta taxa, preparamos um artigo com as principais informações sobre o tema.

Continue a leitura para entender mais sobre a taxa de obras da Caixa. O que você lerá a seguir:

O que é a taxa de obra?

A taxa de obra é aplicada para imóveis que ainda estão em construção, cobrada em financiamentos adquiridos perante a Caixa Econômica Federal. Também chamada de taxa de evolução de obras ou taxa de administração de obras, esse recurso é cobrado a partir da assinatura do contrato de compra até a finalização do empreendimento.

Paga mensalmente, a taxa deve aumentar conforme a evolução das obras do empreendimento, sendo cobrada pela construtora responsável. Caso a obra apresente algum atraso, o pagamento da taxa de obra é suspenso pela construtora.

Para quê serve a taxa da obra?

A taxa da obra é cobrada para custear os gastos com a execução da construção e amortizar o saldo final do empreendimento. Este recurso, em geral, é utilizado para o desenvolvimento do projeto, como pagamento de mão de obra, materiais e equipamentos.

Esse recurso garante que o dinheiro emprestado pela instituição à construtora seja usado de acordo com as suas especificações.

Assim, com o uso da taxa, é possível continuar com a construção conforme o planejamento e manter a entrega do projeto no prazo estipulado.

Sou obrigado a pagar taxa de obra? 

Quando é necessário realizar o pagamento da taxa de obra, esse recurso deve estar descrito no contrato de compra do imóvel. A partir da assinatura do contrato em que a taxa está prevista, a pessoa que adquiriu a propriedade deve realizar o pagamento de todos os custos previstos.

No entanto, após a entrega das chaves do empreendimento, a taxa não deve mais ser paga. 

Outros custos até a entrega do empreendimento

A taxa de obras é um dos custos que devem ser considerados até a entrega do empreendimento. Além disso, as pessoas que comprarem um imóvel na planta também precisam se organizar financeiramente para outros custos como:

  • financiamento: valor deve ser pago durante a construção do empreendimento;
  • pró-soluto: nota promissória que atesta que o valor ausente na compra do imóvel será pago futuramente. O valor pode ser negociado com a construtora, caso essa seja a política da empresa.

Entenda como amortizar financiamento imobiliário

Após entender mais sobre como funciona a taxa de obra da Caixa, é preciso se preparar financeiramente para os pagamentos. Como o aumento da taxa durante a construção, o indicado é criar um planejamento das finanças e reduzir custos para conseguir realizar todos os pagamentos.

Amortizar o financiamento imobiliário é uma das soluções para organizar as despesas do imóvel. Continue a leitura do artigo do blog da Vila Brasil e saiba como funciona este processo.

 

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
Valor incorreto O campo obrigatório não pode ser deixado em branco