Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Finanças 27/jul/2024
Um orçamento mensal é uma ferramenta que permite o controle efetivo das suas finanças. Dessa forma, é possível estabelecer metas financeiras realistas, ideais para aqueles que procuram uma vida financeira saudável.
Além de ajudar a evitar gastos excessivos e endividamento, um orçamento bem estruturado oferece uma visão clara sobre onde você pode economizar e investir. Assim, você pode poupar dinheiro para realizar o sonho da casa própria e construir uma reserva de emergência.
Neste guia, exploramos o passo a passo para elaborar um guia eficaz e exercer decisões financeiras estratégicas.
A seguir, você lerá mais sobre:
O orçamento mensal é um planejamento que detalha as suas despesas durante o mês. O objetivo dessa organização é proporcionar uma visão organizada das suas finanças.
Assim, é possível identificar padrões de consumo, prever gastos e obter um maior controle financeiro. Por isso, esse processo é utilizado para evitar dívidas excessivas e garantir que as obrigações sejam cumpridas em dia.
Monitorar os seus hábitos financeiros é um dos fundamentos para a criação de um orçamento. Além disso, a organização é uma das suas principais aliadas para alcançar os seus objetivos.
Confira as principais indicações a seguir.
O primeiro passo para criar um orçamento mensal é listar os seus gastos e renda mensal. Dessa forma, você poderá entender quais são os seus limites e como planejar as suas finanças.
Você pode utilizar as seguintes categorias:
Definir metas financeiras é um princípio básico que pode te motivar para economizar, direcionando recursos de maneira eficaz. Por isso, entenda quais são os seus objetivos a curto e longo prazo: fazer uma viagem, comprar um imóvel ou pagar dívidas.
Com essas informações, você pode começar a criar o seu orçamento mensal. Por isso, procure modelos de planilhas que podem te ajudar a planejar ou desenvolver a sua.
O indicado é adicionar uma aba para cada mês e inserir as informações necessárias, como a renda e as suas despesas fixas. Se não for possível prever as despesas variáveis, crie uma estimativa conforme os seus gastos nos meses anteriores.
Lembre-se também de incluir uma reserva de emergência que poderá ser usada para gastos inesperados. Esse montante deve equivaler a cerca de três a seis meses do total das suas despesas. Por isso, procure reservar uma quantia todo mês para compor o valor.
Durante o mês, monitore os gastos para ajustar seus hábitos. Por fim, reserve um momento para revisar e ajustar o orçamento. Analise o que funcionou, o que pode ser otimizado e se suas metas financeiras estão sendo alcançadas.
Uma metodologia eficaz que pode ser aplicada para a criação de um orçamento mensal é o método 50/30/20. Esse sistema indica que a renda líquida deve ser dividida em três categorias principais: necessidades, desejos e investimentos.
Com essa divisão clara, torna-se mais prático gerir o seu orçamento e garantir que todas as suas necessidades serão atingidas.
Criou o seu orçamento mensal e notou que precisa economizar? Para te ajudar com o seu processo de mudança nos seus hábitos financeiros, a Vila Brasil preparou um artigo que oferece 8 dicas de economia simples de aplicar.
Assim, você pode otimizar a gestão da sua vida financeira e encontrar caminhos para economizar. Acesse o blog e confira.