Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 21/fev/2022
SeVocê sabia que uma das principais coisas que você deseja entender se a construtora que está negociando é de confiança, é conhecer melhor sobre a certificação na construção civil? É uma forma de entender mais sobre a qualidade dos empreendimentos que estão sendo ofertados no mercado.
Mas engana-se quem pensa que é apenas para avaliar se é um apartamento de qualidade ou não. Elas também têm como objetivo, entender o comprometimento da empresa com fatores ecológicos e sustentáveis.
Afinal de contas, grandes obras geram grandes impactos a curto e longos prazos no ambiente em que você irá morar. E afinal de contas, ninguém deseja ter surpresas negativas no futuro, certo? Então conheça as 5 principais certificações do mercado na construção civil.
Antes de mais nada, vamos aprofundar brevemente o porquê é importante que consumidores saibam se a construtora conta com as principais certificações do mercado. Elas são as melhores formas de atestar a responsabilidade, capacitação e qualificação da empresa.
É comum que consumidores que compram imóveis sem essas certificações passam a reclamar, ao longo do tempo, de muitos problemas de infraestrutura. Afinal de contas, a construtora não desenvolveu o empreendimento conforme as premissas dos selos certificadores.
Além disso, também destacamos situações em que a obra do condomínio comprometeu o sistema ecológico que está inserido. Com isso, identificamos problemas ambientais que afetam o próprio imóvel ou regiões próximas, afetando a qualidade de vida dos moradores do residencial e dos vizinhos.
E quando falamos sobre responsabilidade ambiental, a certificação serve para garantir que a obra tenha controle da geração de resíduos e também do consumo de energia e água. Inclusive, foi a partir da preocupação desses aspectos que as empresas passaram a ser cada vez mais cobradas por seus certificados.
Para iniciar, devemos, sem sombra de dúvidas, começar pela NBR ISO 9001. O Sistema ISO (International Organization for Standardization) trata-se de um conjunto de técnicas respeitado e reconhecido internacionalmente em relação a processos e garantia da qualidade dos empreendimentos desenvolvidos.
No Brasil, a gestão é feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Quando aliado a boas práticas de gestão, pode ser implementado a um conjunto de normas de segurança, saúde ocupacional e do meio ambiente. Além disso, existe a relação a redução de retrabalho e de atrasos e geração de maior economia e organização nas obras.
Com ele, garantimos que as empresas tenham responsabilidade com o sistema ecológico da região onde o projeto está sendo executado, mas também busca garantir eficiência dos seus processos.
Aqui também se trata de um sistema, dessa vez focado especificamente na gestão de qualidade da construção civil. A partir dele, as empresas buscam excelência nos seus serviços.
O impacto disso é direcionado a pessoas que planejam comprar imóveis e que irão contar com construtoras comprometidas com a qualidade, produtividade e sustentabilidade.
Assim como a ISO 9001, também temos a ISO 14001 que faz parte do mesmo sistema que é gerenciado pela ABNT no Brasil. Seu foco é gestão ambiental, ou seja, aspectos da organização e outros passíveis que ela possa gerir.
Isso significa que empresas que contam com esse certificado contam com todos seus processos pautados na garantia de cumprimento de normas que preservem o ambiente. Isto é, de curto a longo espaço.
A primeira certificação de sustentabilidade no Brasil trata-se de uma certificação desenvolvida pela Caixa Econômica Federal. Ela está está relacionada a classificação socioambiental dos projetos habitacionais que são financiados pela instituição.
Dessa forma, são 53 critérios de avaliação dentre seis categorias. Foi por meio dessa certificação que a Caixa encontrou uma forma de promover o uso racional dos recursos naturais e garantir a qualidade do imóvel dos contratantes do crédito.
Por fim, a última que podemos falar hoje é a AQUA-HQE. Com origem francesa, a certificação Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) é aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini.
Com ela, a organização deve seguir diversas diretrizes, que se iniciam ainda nas etapas de planejamento até o momento de entrega. Entretanto, vale ressaltar que trata-se de um selo voltado para empreendimentos de alto padrão.
A certificação na construção civil é um objetivo das empresas para garantir que elas estejam cumprindo todos os padrões esperados no mercado. Isso significa que não somente consumidores tenham um empreendimento de qualidade, mas que possam cumprir sua responsabilidade socioambiental no país.
Você ficou com alguma dúvida específica no assunto? Tem alguma outra certificação que quer saber mais? Deixe um comentário abaixo para gente!