Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 23/jul/2021
Os gastos com apartamento novo não compreendem apenas o valor das parcelas do financiamento imobiliário. Por isso, quem busca conquistar a casa própria e ganhar mais estabilidade financeira precisa conhecer as demais despesas relacionadas à aquisição de um imóvel.
Assim sendo, é fundamental se dedicar ao planejamento para quitar esses gastos e não se surpreender antes da mudança. Explicamos a seguir quais são as despesas mais comuns desse momento de realização do seu sonho. Confira!
Entre os custos com a aquisição de um novo imóvel, estão o ITBI, a mudança, a escritura e o registro. Veja mais detalhes adiante.
O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é cobrado pelas prefeituras no momento em que uma propriedade imobiliária é passada para o nome de outra pessoa. De maneira geral, é o comprador quem paga esse imposto.
A taxa varia de acordo com a cidade. Algumas delas cobram entre 2% e 3% do valor venal do imóvel. Esse valor corresponde ao preço de mercado, mas nem sempre equivale ao de venda. Além disso, algumas prefeituras aceitam o parcelamento do tributo e outras, não.
Assim também, o comprador precisa se preparar para quitar os gastos com as despesas de documentação do imóvel. O valor para o registro será pago ao cartório e pode variar conforme o estado do país.
O cálculo dessa quantia depende do preço do imóvel. A princípio, obter o registro é importante para que o dono comprove que a casa ou o apartamento é sua propriedade.
Outrossim, o comprador também deve gastar com a escritura. Nesse documento, estão as dimensões do imóvel, bem como as informações sobre o proprietário.
O tabelião deve fazer o registro da escritura em um livro no cartório de notas. Nesse sentido, essa documentação serve para certificar a compra e venda do imóvel.
Os custos relativos à escritura podem divergir conforme a cidade em que a propriedade está localizada. De forma geral, fica entre 2% a 3% do valor venal.
Por fim, a mudança gera mais um dos principais gastos com o apartamento novo. Você precisará pagar pelo frete dos seus móveis e pertences, que também precisam ser empacotados com antecedência.
Ainda mais, pode ser necessário gastar com a montagem dos móveis. Outra despesa comum é com um eletricista, para instalar aparelhos como o ar-condicionado.
Depois de conhecer os principais gastos com apartamento novo, é bom entender como você pode se planejar para custear essas despesas. Primeiramente, é possível montar uma planilha para somar todos os gastos previstos.
Em seguida, veja se é necessário cortar despesas para facilitar a quitação de todos esses valores, sem deixar de lado as prestações do financiamento imobiliário. Logo depois, avalie de que maneira dá para poupar dinheiro com o propósito de fazer os pagamentos com mais tranquilidade.
Gostou de entender quais são os principais gastos com apartamento novo? Confira o nosso e-book com um guia completo do financiamento imobiliário e realize o seu desejo de sair do aluguel!