Blog 20/dez/2023

Aprenda a importância da reeducação financeira

A reeducação financeira é um processo que pode ser utilizado para aprender a administrar o seu dinheiro de forma eficaz e consciente. As táticas envolvidas englobam práticas e conhecimentos que visam não apenas aprender sobre investimentos, mas entender os melhores hábitos financeiros para aplicar diariamente.

Neste guia, você aprenderá tudo sobre a importância da reeducação financeira. Confira o que você lerá a seguir:

O que é reeducação financeira?

A reeducação financeira é um processo de mudanças de hábitos relacionados às finanças pessoais. O objetivo é aprender a administrar melhor os seus recursos financeiros para evitar dívidas.

Esse processo, que aparece como uma das principais dicas de economia para mudar os hábitos financeiros, está relacionado com o desenvolvimento de uma mentalidade financeira saudável.

Além disso, a reeducação financeira permite a criação de uma consciência de como o dinheiro pode ser utilizado e como desenvolver planejamentos para alcançar objetivos a curto e a longo prazo.

Por que devo me reeducar financeiramente?

A reeducação financeira apresenta benefícios como redução de dívidas, controle financeiro, redução de estresse e maior planejamento de objetivos.

Ao tomar decisões mais conscientes de como gastar e investir o seu dinheiro, torna-se mais fácil entender como utilizar a renda mensal de forma eficiente. Assim, aprender a gerenciar as finanças pode evitar o acúmulo de dívidas e taxas de juros que podem prejudicar o orçamento mensal.

Esse aprendizado também permite um maior planejamento a curto e a longo prazo. A reeducação financeira é necessária para estabelecer metas financeiras realistas, necessárias para quem deseja ter segurança financeira, tendo reservas para imprevistos. 

Dessa forma, ter o controle sob as finanças não apenas melhora a sua autonomia financeira, mas também permite uma vida mais tranquila e equilibrada, reduzindo os níveis de estresse atrelados a problemas financeiros.

Como se reeducar financeiramente?

Buscar a reeducação financeira requer comprometimento com as mudanças que precisaram ser feitas. Nesse sentido, é preciso disciplina e aprendizado contínuo para aprender novas formas de se educar financeiramente.

A seguir, preparamos 5 dicas de educação financeira para te guiar durante este processo.

Confira 5 dicas de educação financeira

As 5 principais dicas de educação financeira são:

  1. procure conteúdos informativos; 
  2. crie um orçamento mensal;
  3. estabeleça metas financeiras;
  4. consulte um profissional financeiro;
  5. tenha uma reserva financeira.

Essas estratégias a seguir devem oferecer orientações sobre como administrar as suas finanças de forma eficiente. Para isso, continue a leitura e entenda como aplicar cada uma delas a sua realidade financeira e objetivos.

1. procure conteúdos informativos

Conteúdos sobre finanças oferecem explicações e novas ideias para entender mais sobre o assunto. Comece explorando livros de autores renomados nesta área, como Morgan Housel, Daniel Kahneman ou Mari Ferreira.

Canais no YouTube ou sites especializados no assunto oferecem conteúdos para se atualizar sobre o setor e entender como investir. As influenciadoras digitais Nathalia Arcuri e Nathália Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, possuem vídeos com dicas para iniciantes no assunto. 

Além disso, considere cursos de plataformas confiáveis, com materiais e aulas que forneçam conhecimentos didáticos sobre o assunto, para ampliar o seu conhecimento.

2. Crie um orçamento mensal

A criação de um orçamento mensal é um dos pilares da reeducação financeira. Comece registrando todas as suas fontes de renda mensal, assim como despesas fixas – aluguel, contas de água, luz e internet, prestação de veículos e seguros – e gastos essenciais.

Procure organizar quais são os gastos variáveis – alimentação, lazer e transporte –, para ser possível definir os gastos médios mensais. Depois, analise quais são as áreas em que é possível reduzir gastos, eliminando despesas desnecessárias para encontrar alternativas mais econômicas. 

Priorize suas despesas de acordo com suas necessidades e objetivos financeiros, reservando uma parte da renda para poupança e investimentos. 

3. estabeleça metas financeiras

As metas financeiras podem funcionar como uma maneira de manter a motivação, servindo como guias para a sua educação financeira.

Com a visão de quais são os seus objetivos financeiros e metas, torna-se mais fácil diminuir gastos desnecessários. As metas também podem funcionar como uma maneira de entender o seu progresso com o tempo e de ajustes que precisam ser feitos no orçamento mensal para serem alcançadas. 

As metas devem ser precisas e atingíveis, além de serem revisadas todos os meses para serem cumpridas. Alguns exemplos para utilizar são:

  • procure ser específico. Em vez de escrever a meta como “quero economizar dinheiro”, defina o seu objetivo como “quero economizar R$ 300,00 todo mês”, por exemplo;
  • defina quais são os prazos para alcançar as suas metas;
  • crie planos de ação, especificando quais são as despesas que serão reduzidas no mês ou quais são as formas de investimentos que serão utilizados todos os meses;
  • crie metas realistas e que podem ser atingidas. Dessa forma, será mais fácil manter a motivação para continuar com o processo e atingir os seus objetivos.

4. Consulte um profissional financeiro

Especialistas financeiros possuem conhecimento sobre investimentos, planejamento financeiro e estratégias para alcançar metas financeiras. Ao recorrer a um profissional, você deve receber orientação personalizada, alinhada às suas necessidades e objetivos.

Entre os benefícios desse processo estão:

  • avaliação individualizada sobre a sua situação financeira;
  • visão imparcial sobre suas finanças,
  • definição de um plano financeiro adaptado;
  • explicação sobre assuntos financeiros complexos;

5. Tenha uma reserva financeira

Essa é uma estratégia para criar segurança financeira durante momentos de crise. A reserva de emergência deve ser criada para ser usada em imprevistos financeiros, para oferecer tranquilidade e flexibilidade financeira.

Para criar a sua, desenvolva o hábito de poupar dinheiro regularmente e use uma porcentagem fixa da sua renda para esse fundo. Além disso, é preciso ter paciência, pois a construção de uma reserva financeira leva tempo e deve apenas ser utilizada como na perda de um emprego ou problemas de saúde, por exemplo.

Como melhorar meu score: confira as dicas no blog

O score é uma pontuação de crédito que representa o histórico financeiro de uma pessoa. Para quem deseja comprar um imóvel, manter o score alto é essencial. Por isso, no blog da Vila Brasil, você pode conferir como manter o seu score alto, facilitando as suas chances de obter um financiamento.

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
Valor incorreto O campo obrigatório não pode ser deixado em branco