Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Ebook 30/abr/2022
Quando o assunto é sair do aluguel, o financiamento imobiliário pode ser a melhor opção. No entanto, nem todos sabem como esse tipo de negociação funciona, e existem várias dúvidas a respeito de como começar, o que é necessário, valores e outros detalhes.
Pensando nisso, decidimos criar um guia completo para tirar as suas dúvidas sobre financiamento imobiliário. Ao longo desse conteúdo, você verá:
Continue a leitura e fique por dentro de tudo que é mais importante sobre o assunto de financiamento imobiliário.
O financiamento imobiliário é uma forma de conseguir conquistar um imóvel próprio, seja ele uma casa ou um apartamento. Através do financiamento, é possível parcelar o pagamento do bem por meio de uma instituição bancária, com prestações organizadas ao longo de alguns anos.
Na maior parte das vezes, os interessados em sair do aluguel não possuem o valor para pagamento à vista. Afinal, trata-se de um investimento altíssimo e que é inviável de ser feito dessa maneira.
O financiamento veio, portanto, para facilitar a aquisição de imóveis e aumentar a tranquilidade dos cidadãos que estão no processo de compra da casa própria. Existem três modelos de financiamento: Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e pela própria construtora ou incorporadora responsável pelo projeto.
O processo do financiamento imobiliário é bem simples. Uma vez que o interessado em financiar um imóvel consegue aprovação de crédito, a instituição financeira ou o banco de sua escolha, irá pagar uma parte ou toda a quantia do imóvel para o vendedor.
Feito isso, o comprador terá um “empréstimo” com o banco: o banco paga o imóvel para o comprador, que irá quitá-lo através de prestações mensais, acrescidas de uma porcentagem de juros.
É normal que, antes de começar a pagar as prestações, o comprador precise pagar uma entrada. Essa entrada funciona como uma “garantia” de que o comprador irá manter o compromisso com a instituição financeira.
É possível financiar imóveis na planta, imóveis novos e imóveis usados. Tudo irá depender da sua necessidade e das possibilidades de pagamento.
O financiamento imobiliário engloba uma boa parte da população. Para realizá-lo, é preciso:
A regra básica para a compra de um imóvel através do financiamento imobiliário é que o valor da parcela mensal bruta não ultrapasse 30% da renda familiar, para que não haja sobrecarga e desorganização das finanças da família.
É claro que quando falamos sobre financiamento imobiliário, é um tema muito extenso e completo para que as pessoas que desejam sair do aluguel e consigam ter sua moradia própria. Pensando nisso, a gente da Vila Brasil Engenharia preparou um e-book completo sobre o assunto.
Quer saber mais? Então clique no banner acima ou por aqui mesmo para fazer o seu download agora mesmo. É gratuito, ein?