Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 10/dez/2021
Quem tem filhos dentro de casa, sabe que não é uma tarefa simples criá-los. Afinal de contas, há muito o que ensinar. Nesse sentido, a educação financeira infantil é um dos tópicos mais importantes para quem deseja prepará-los para se tornarem adultos responsáveis.
Engana-se quem acredita que esse é um tema que devemos aprender apenas na fase adulta. Pelo contrário, quanto antes as pessoas souberem o porquê e como economizar seu dinheiro, as chances de serem jovens e adultos que passam por dificuldade financeira é muito menor.
E você, pais ou responsáveis é o exemplo disso. Então, você sabe como educar seus pequenos em relação ao dinheiro? Neste artigo, a gente da Vila Brasil Engenharia não só vai te ajudar nisso, mas vai explicar a importância desse tema.
Desde pequenos, sabemos que vivemos em um ambiente capitalista. Em outras palavras, para que crianças tenham seus brinquedos, roupas, comidas e objetos de desejo, isso demanda pagamento.
Portanto, nos primeiros anos de vida, quanto mais souberem da importância em saber como economizar e quando gastar o dinheiro que tem em mãos, mais responsáveis estarão na sua vida adulta. E não falamos somente sobre o aspecto financeiro, mas sobre suas decisões de vida.
E você, que se preocupa com o futuro dos seus filhos, não quer que eles passem dificuldades na vida. Portanto, desde os primeiros anos de vida, eles devem ser educados a saber como lidar com a moeda.
Esse tema é tão importante, que hoje existe um documento chamado Base Nacional Comum Curricular, emitido pelo Governo Federal. Nele, há determinados direcionamentos a serem seguidos por todas as escolas do país, públicas ou privadas..
Entre eles, está a educação financeira infantil. Isso será muito importante para que os futuros brasileiros sejam controladores da sua vida e saibam a maneira correta de gastar seu dinheiro. O que é fundamental para que a economia do país seja saudável a longo prazo.
Viu, como não é apenas fazer com que eles entendam a importância do dinheiro? Mas então, como podemos educá-los em relação a esse assunto? Confira mais no próximo tópico.
Por meio dessa educação, as crianças saberão como suas escolhas e decisões podem afetar seus objetivos de vida, como comprar um apartamento, realizar viagens, conquistar tudo aquilo que deseja.
Mas para que isso aconteça, é preciso que eles saibam disso desde muito pequenos. E podemos adaptar o conceito da vida adulta ainda na infância. Por exemplo, a mesada é uma excelente forma de fazer isso.
Ao dar dinheiro para eles, mostre que somente com aquilo será possível ter o que eles querem. Se gastar com outras coisas, a “fonte” irá secar e assim, somente no próximo mês eles vão conseguir. Essa é uma excelente relação com o salário e a importância de utilizar corretamente.
Os pais e responsáveis são sempre a referência de crianças. Então se o seu objetivo é educá-los, precisa mostrar que você também têm responsabilidade. Mostre a eles como você planeja suas contas e como isso influencia na sua vida e delas próprias.
É comum as crianças associarem o “sair de casa” ao consumo e esse é um fator de risco para a instalação do comportamento consumista. Então, antes de sair para iniciar uma atividade, deixe claro de que tipo ela será: recreativa ou de compras.
Evite misturar ambas: o prazer de passear deve ser separado do ato de consumir. Isso, para evitar que haja distorção no real motivo do consumo, que deve ser ditado, principalmente, pelas necessidades.
Essas dicas levantadas acima são fundamentais para quem deseja fazer um bom trabalho de educação financeira infantil. Quando a colocamos em prática, garantimos que eles tenham um bom futuro e consigam realizar todas as principais metas de vida no futuro.
Mas e aí, o que você achou desse material? Aproveite para seguir o perfil da VIla Brasil Engenharia no Instagram! Sempre estamos postando vários conteúdos como esse.