Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 02/set/2022
Como evitar doenças respiratórias? 4 dicas essenciais no cuidado da casa
Entra ano e sai ano, mas determinados períodos devemos estar atentos em como evitar doenças respiratórias. Para quem sofre de doenças ligadas a esse sistema do organismo humano, cuidar da casa é essencial para fugir de problemas como rinite, gripe, tosse, entre outros.
Vivemos um período em que a pandemia mudou muito o nosso estilo de vida em relação a patologias respiratórias. Mas ainda sim, todo cuidado que adquirimos foi o suficiente para evitar essas doenças?
Pensando nisso, hoje a Vila Brasil trouxe alguns cuidados essenciais para ter em casa e garantir que você e sua família não sofra com o inverno e outras estações do ano que são favoráveis para o surgimento das doenças.
Como a gente já havia adiantado anteriormente, recentemente adquirimos hábitos extremamente saudáveis no intuito de evitar a contaminação com a Covid-19. Mas o que algumas pessoas não sabem é que esses mesmos cuidados também servem para evitar doenças respiratórias.
Entretanto, vale a pena revisar aquilo que é mais importante para esse objetivo. Não é mesmo? Em uma pesquisa levantada pelo Hospital Paulista, cerca de 30% da população do país sofre de algum tipo de patologia respiratória.
Sendo assim, mais do que nunca, precisamos ter dicas na ponta do lápis e proporcionar a saúde necessária para nós e nossa família. Confira:
Para quem sofre com problemas como rinite e alergias, ficar com a roupa de cama por muito tempo pode ser um grande causador do mal-estar. Portanto, crie um hábito de periodicamente colocar essas peças para lavar e utilizar produtos especiais na lavagem. Assim, você terá toda proteção necessária na hora do sono.
O mesmo vale para roupas de banho, como as toalhas. Elas são fáceis de acumular ácaros e outros fungos que podem ser agentes causadores de doenças respiratórias. Além de estar constantemente úmido.
Assim como o item anterior, carpetes e tapetes são grandes potencializadores para doenças respiratórias em função da sua facilidade de acúmulo de agentes responsáveis pelos problemas. O mesmo também vale para as cortinas.
Na verdade eles ainda contam com mais facilidade de gerar problemas em função das dificuldades de realizar uma limpeza completa.
Sendo assim, a melhor dica para pessoas sensíveis é evitar o uso desses artefatos decorativos. No caso de tapetes, para quem não dispensa o objeto, existem algumas opções no mercado que são específicas para evitar doenças respiratórias.
Por ainda estarem em fase de desenvolvimento, é muito comum que crianças desenvolvam determinadas doenças respiratórias. Por serem mais suscetíveis, os famosos bichinhos de pelúcia, que fazem parte da lista de brinquedos favoritos, também devem ter uma atenção especial.
É recomendável que eles passem por uma limpeza especial e para garantir que não acumulem ácaros, a embalagem a vácuo garantirá que esses agentes não se acumulem nos objetos.
Essa é uma dica que vale para qualquer coisa ligada à higiene, mas em especial para saber como evitar doenças respiratórias, devemos colocar um ponto de ação. Uma casa limpa, além de garantir mais conforto para dentro do ambiente, seu apartamento estará tranquilo para proporcionar mais saúde aos moradores.
Crie também um hábito de limpeza em um determinado dia da semana e busque realizar pequenas manutenções ao longo do tempo, como passar um pano ou aspirar a sujeira.
É claro que além das dicas levantadas, existem outros pontos que devemos estar atentos em como evitar doenças respiratórias. A ideia aqui é pensar quais são os principais problemas ligados a sua residência e que podem acarretar nos problemas indesejáveis. Um apartamento bem cuidado é a garantia da saúde da família.
O que achou deste conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter no lado direito da página. Dessa forma você receberá informações e materiais exclusivos que certamente vão te ajudar na criação de hábitos mais saudáveis.