Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 04/set/2022
Para quem vive em apartamento uma dúvida muito comum é saber como fazer festa em casa gastando pouco. Muitas vezes acreditamos que precisamos de um grande espaço para garantir a diversão.
Mas a verdade é que, com um bom planejamento, em qualquer espaço é possível garantir um momento único com amigos e familiares. Então, o que está na lista de pontos que precisamos organizar?
Bem, essa é mais uma dúvida que a Vila Brasil Engenharia vai responder hoje. Veja o que você pode fazer para garantir a festa no seu mais novo apartamento sem precisar buscar um novo espaço.
Quem acha que para fazer uma boa festa precisa de muito espaço está totalmente enganado. Claro que a gente precisa ter noção da quantidade de pessoas que irão participar. Por isso, a tão importante lista de convidados.
Mas isso já é um “spoiler” das nossas dicas. Vamos com calma. Para quem mudou para apartamentos com um condomínio com lazer bem equipado tem a opção de realizar esses momentos nos salões de festas.
Entretanto, esse ambiente já está reservado e você decidiu agora comemorar um aniversário ou promoção de trabalho. Se a sua vontade é fazer isso no seu apartamento, saiba que é possível fazer.
Veja as dicas que separamos para esse caso:
Antes de mais nada, um dos pontos mais importantes — e por isso já adiantamos — é o planejamento de quem irá participar. Isso vai além da preocupação da ocupação de espaço, é saber com o que você irá gastar e o tipo de demanda que irá ter.
Se o seu novo apartamento tem um espaço de até 70m², é recomendável ter até, no máximo, 20 convidados. Isso significa que alguns estarão sentados e outros em pé, espalhados por ambientes diferentes.
Em relação a alimentação e bebida, você irá conseguir se programar com a quantidade que precisa ter em relação ao número de pessoas que foram chamadas. Bem, você também tem a opção de solicitar que cada um arque com sua vontade.
Entretanto, se a ideia é bancar tudo, ter esse números em mãos vai te ajudar a não ter nenhum tipo de dor de cabeça.
Ainda em relação ao planejamento, temos uma etapa voltada para o checklist. Mais que entender a quantidade de participantes, precisamos saber tudo o que será necessário conforme o número de pessoas convidadas.
Precisaremos de mais cadeiras? Os pratos e copos são suficientes? Que tipo de comida e bebida terá? Essas são dúvidas que irão te nortear sobre os itens mais específicos para a boa festa.
E a melhor forma de elaborar isso é separando por categorias. Veja o que é mais importante e organize cada um dos pontos. Dessa forma você não irá se perder.
Bem, se a ideia é economizar, para saber como fazer festa em casa gasta pouco, o que você precisa colocar como regra são pesquisas. Como a gente tá realizando com planejamento, isso significa que você terá espaço suficiente para fazer os melhores orçamentos.
Seja comida, seja bebida, seja decoração ou alugar qualquer coisa, tudo precisa ter muita paciência para encontrar o melhor preço. O que não podemos ter aqui é pressa e agir por impulso.
Se a listinha — ou checklist — está em mãos, você pode fazer com calma. Compare com calma o preço dos produtos e fique com os mais baratos, mas ainda assim de boa qualidade. Também vale a pena aproveitar promoções, comprando mais por menos ou indo no dia em que determinado setor tem uma queda de preços.
Se a ideia é fazer uma decoração bacana, outro ponto que precisa estar na etapa do seu planejamento é pensar sobre o tema. Claro que isso não significa fazer algo grandioso, mas ter detalhes como tematização de utensílios, copos, pratos e guardanapos ajuda a customizar e, consequentemente, tornar o momento ainda mais marcante.
E se o objetivo principal aqui é economizar, quanto antes você ter em prática a pesquisa de orçamentos, mais será sua economia. Com a internet tudo fica mais fácil, basta ter — de novo — muita paciência.
Um planejamento de festa, dependendo, principalmente, do seu objetivo, seria bacana contar com ajuda. Seja de pessoas que moram com você ou amigos e familiares. Veja em que forma eles podem te ajudar na organização. Dessa forma, nem tudo ficará na sua mão e determinadas coisas podem ser feitas de maneira mais rápida com diferentes mãos.
Um erro muito grande de quem está pensando em como fazer festa gastando pouco é ignorar que, depois do momento de celebração, é preciso organizar toda a bagunça. Afinal de contas, ela será inevitável.
Portanto, se a sua ideia é economizar, programe sacos de lixos, itens de plástico como talheres, copos, pratos, tudo isso irá ajudar a não precisar chamar alguém para ajudar na limpeza. E é claro, se tiver outras pessoas para ajudar, melhor ainda.]
Ainda sobre a parte de decoração ou mesmo de outros pontos fundamentais de uma boa festa, você pode — e deve — contar com a ajuda da internet. O conceito DIY, que é a sigla da tradução “faça você mesmo”, irá te ajudar na organização.
Ou seja, muita coisa pode ser feita por nós mesmos, o que elimina a necessidade de contratar serviços de outras. Principalmente se a ideia é fazer uma festa gastando pouco.
Seja na comida ou na decoração, uma boa pesquisa na internet vai te ajudar a entender o que pode ser feito com suas próprias mãos.
Em resumo, não existe uma receita mágica para quem quer saber como fazer festa em casa gastando pouco. Contudo, a palavra para realizar tudo isso com sucesso é ter um bom planejamento. Seguindo as dicas levantadas anteriormente, você terá, com toda certeza, muito menos dor de cabeça e seu evento será um sucesso.
E aí, o que achou deste post? Acha que ele te ajudou? Então, aproveite para compartilhar nas redes sociais com seus amigos para que mais pessoas saibam como aproveitar cada metro quadrado do seu apartamento em festas maravilhosas.