Blog 24/jan/2022

Como aumentar a renda? 7 dicas especiais para pagar as contas!

Conseguir conquistar a realização de ter o seu próprio é o grande objetivo de parte dos brasileiros. Mas e quando as parcelas ficam mais pesadas no bolso? Afinal de contas, vivemos em tempos sensíveis da economia e estamos expostos à mudanças de realidade. Entender como aumentar a renda é uma excelente forma de driblar os desafios.

Mesmo com o cenário da covid-19, segundo o levantamento da EmCasa, 41% das pessoas do país se organizam para comprar imóveis nos próximos dois anos. E o planejamento financeiro é fundamental para atingir esse objetivo e conseguir driblar os desafios da inadimplência.

Entretanto, a sensibilidade do mercado nos leva a buscar novas fontes de renda, que tranquilizem nosso bolso. Mas e quando a necessidade é após efetuar a compra? É possível sim e replanejar sua vida fina,de hoje, separamos dicas fundamentais para atingir esse objetivo. Separa as anotações e vamos aumentar sua renda juntos. 

Quais são os desafios da inadimplência na construção civil?

Sem sombra de dúvidas, a pandemia da Covid-19 gerou diversos impactos em nossas vidas. No segmento imobiliário e construção civil, não seria diferente. O caso de proprietários de imóveis ainda na planta perderem os seus empregos é só mais um dos reflexos econômicos da doença e isolamento social.

Como consequência, é o alto índice de inadimplência dos compradores, gerando impacto em diferentes níveis do desenvolvimento da obra até a entrega das chaves. Reincidências contratuais, falta de pagamento de parcelas, escassez dos recursos da incorporadoras e atraso de entregas.

Do outro lado, as empresas que constroem os móveis, sofrem com as multas ligadas aos contratos perdidos. Também podemos identificar atrasos na escrituração e na transferência da titularidade proprietária dos imóveis. 

São grandes os transtornos, em todos envolvidos. Entretanto, temos como oportunidade, buscar alternativas para honrar as parcelas do imóvel. São opções para evitar a inadimplência. Você conhece quais são? No próximo bloco, vamos aprofundar sobre essas saídas para te ajudar.

Afinal, como aumentar a renda e evitar a inadimplência do seu imóvel?

Para conseguir sair dos desafios da inadimplência, existem várias maneiras de alcançar o objetivo de aumentar a renda. Veja quais são as melhores formas e como colocá-las em prática:

1. Vender itens que não tem mais utilidade

Você já olhou com carinho para sua casa e viu itens que estão encostados em algum canto sem utilização há muito tempo? Então, vender itens que sem utilidade pode ser uma ajuda temporária para aqueles períodos que fogem do nosso controle.

Durante a jornada de compra de um imóvel, sabemos a importância de ter controle dos nossos gastos. Mas como já adiantamos, existem situações que fogem do nosso controle. É nesse momento que vender itens que podem te ajudar.

Busque avaliar bem na sua casa itens e objetos que não são mais utilizados. Existem várias plataformas como OLX, enjoei, entre outros que te ajudam a passar para frente o que não tem mais serventia.

2. Investir na carreira de freelancer

Se você domina algum assunto, pode ser uma boa oportunidade investir na área de freelancer. A internet está aqui justamente para nos ajudar nisso. O melhor dessa forma de como aumentar a renda é aliar com seu trabalho fixo.

Fazer um freela permite complementar seu bolso desde quando está buscando comprar o imóvel e também ajudar nas parcelas.  Além disso, a vantagem é poder determinar o quanto você faz ou deixa de fazer esse trabalho extra.

3. Dar aulas sobre um assunto

Ainda sobre uma determinada área que você domina, você pode investir em dar aulas sobre esse tema. Ou melhor, já pensou em pegar um hobby e virar uma forma de ter mais renda? 

Por exemplo, se você sempre teve afinidade com matemática, porque não dar aulas para crianças e adolescentes sobre esse assunto? Isso vai te ajudar a ganhar uma grana extra. Da mesma forma, pode ser um instrumento que você sabe tocar e, até mesmo, ajudar alguém a aprender a cozinhar. 

Basta utilizar a inteligência e criatividade para replicar sua área de conhecimento para pessoas que precisam entender sobre um assunto.

4. Fazer investimento

Não pense que fazer investimento é limitado para alguém que tem muito dinheiro. Nada disso! Existem várias formas de fazer seu dinheiro render. A rentabilidade com juros certos pode te tirar do sufoco na hora de pagar as parcelas do seu empreendimento. Por exemplo, pagamentos de dividendos de empresas ou fundos imobiliários que têm um retorno mensal.

5. Fazer produtos artesanais

Se você tem um dom em fazer produtos artesanais, podemos deixar um hobby se tornar a fonte de uma renda extra. 

E esse é um tipo de negócio lucrativo nos dias de hoje. Podem ser cervejas, chocolates, objetos de decoração, comidas saudáveis, roupas, entre outros. O grande segredo é priorizar a qualidade e apostar na divulgação — as redes sociais são ótimas ferramentas para isso. 

6. Cuidar de animais de estimação

Você sabia que hoje muitas pessoas trabalham como cuidadores de animais de estimação para ganhar dinheiro? Isso mesmo. Com uma vida agitada, levar para passear seus pets pode ser um grande desafio. E é nesse momento que enxergamos uma oportunidade, além de ficar perto de bichinhos que são extremamente divertidos e alegram nosso dia.

Outra opção é se disponibilizar para olhar os animais aos finais de semana e feriados. Isso quando seus donos viajam e não têm com quem deixá-los. Ao ganhar a confiança deles, provavelmente você sempre será o encarregado desse serviço e poderá contar com esse adicional de vez em quando.

Contudo, lembre-se que essa é uma enorme responsabilidade e que você só deve aceitar se realmente tiver tempo e disposição para cuidar dos animais com muito carinho.

7. Apostar em marketing de afiliados

Por fim, e não menos importante, temos um movimento que vem gerando grandes desafios. Você já ouviu falar em marketing de afiliados? Diversas empresas e marcas usam essa chamada para atrair parceiros. Sendo uma forma de empreendedorismo digital para vender produtos em rede e ganhar uma comissão por isso. Já pensou nisso?

Em resumo, entender como aumentar a renda é fundamental para conseguir evitar que se torne inadimplente e afete as parcelas do seu imóvel. É muito importante que as construtoras tenham o repasse correto dos seus clientes e consigam garantir a eficiência das etapas de desenvolvimento do seu apartamento dos sonhos.

Gostou deste artigo? Você já segue alguma receita para aumentar sua renda? Então deixe um comentário abaixo para conseguirmos acrescentar mais esse guia de dicas.

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
Valor incorreto O campo obrigatório não pode ser deixado em branco