Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 25/mar/2023
A necessidade da criação de mais moradias é uma realidade no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em um estudo realizado em 2020, o país terá demanda de 30,7 milhões de novas residências até 2030.
A falta de residências deve aumentar o déficit habitacional — índice usado para entender famílias residindo em condições precárias —, principalmente em áreas urbanas. Para uma moradia ser considerada ideal, também devem ser considerados espaços de lazer de qualidade, contato com a natureza e proximidade a comércios e serviços, de forma a assegurar a saúde física e mental dos moradores.
Por isso, boas práticas em relação ao meio ambiente devem ser implementadas na construção de imóveis e empreendimentos. Um exemplo de construção civil em acordo ao meio ambiente está sendo implementado no bairro Campo Grande, no Rio de Janeiro, para a preservação do bem-estar dos futuros moradores do Residencial Parque dos Ipês.
Se você quer saber mais sobre a relação entre a construção do Parque dos Ipês e o meio ambiente, continue a leitura!
A seguir, você lerá sobre:
Com previsão de entrega para 2024, o Residencial Parque dos Ipês, da Vila Brasil Engenharia, tem colaboradores engajados com ações de conscientização em relação ao meio ambiente.
O jardim na frente da obra estimula o interesse pelo cuidado com as plantas, entre elas, os ipês que serão utilizados para o reflorestamento da região. Além disso, foi feita a implementação de uma horta urbana, uma tendência sustentável que melhora a qualidade da alimentação de quem está usando os alimentos e o rendimento da terra.
No Parque dos Ipês, a produção de hortaliças e temperos na horta urbana, como salsa, alecrim, pimentas, hortelã e cebolinha estão sendo direcionados para os colaboradores da obra.
De acordo com Mônica Affonso, engenheira ambiental e assistente de Meio Ambiente da Vila Brasil Engenharia, a ação promoveu a sensibilização pela sustentabilidade e o interesse sobre o tema.
Outras ações, como de reaproveitamento e reflorestamento, estão sendo aplicadas na construção do empreendimento. O reaproveitamento de materiais como madeira e plástico está sendo direcionado para a construção de itens para as salas de descanso dos colaboradores. Já o reflorestamento é uma das etapas estipuladas na concepção do projeto: serão plantadas cerca de 130 árvores pela Vila Brasil Engenharia no entorno do empreendimento e na nova praça para uso da vizinhança, que também será feita pela construtora.
Os benefícios das ações implementadas com o Residencial Parque dos Ipês devem repercutir não apenas na vivência dos moradores do empreendimento, mas também em toda a vizinhança.
A construção da nova praça tem como objetivo a criação de ambientes arborizados próximos ao Parque dos Ipês para que os moradores tenham mais contato com a natureza. A Praça é um espaço para aproveitar momentos de lazer ao ar livre e promover relações com vizinhos da região.
Uma das ações da Vila Brasil Engenharia para o fim do projeto é a plantação de ipês ao redor do empreendimento. A preservação de árvores é responsável pela:
As opções de lazer disponíveis para os moradores do Parque dos Ipês incluem:
Ao todo, são 19 itens de lazer que devem auxiliar com a saúde mental, física e emocional dos moradores. A prática de esportes e atividades físicas melhora a saúde psicológica, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Austrália do Sul.
Com tantos benefícios, a presença de áreas de lazer é essencial para oferecer uma melhor qualidade de vida aos moradores do Parque dos Ipês.
O bairro Campo Grande, onde está localizado o Parque dos Ipês, fica na zona oeste do Rio de Janeiro. A região é tranquila e tem infraestrutura para atender os moradores, com a presença dos principais serviços e comércios para o dia a dia.
O bairro é o lugar ideal para quem gosta de morar em regiões arborizadas sem perder a proximidade com a cidade. As ruas do Campo Grande são cheias de árvores e garantem uma fresca sombra do sol carioca. Além disso, a Serra do Mendanha e o Parque Estadual da Pedra Branca estão localizados próximos à cidade.
O Parque dos Ipês é o lar ideal para quem quer sair do aluguel e morar bem em Campo Grande. Com 19 itens de lazer e bem-estar, o empreendimento é um residencial projetado para toda a família.
Quer encontrar o seu lar no Parque dos Ipês? Entre em contato com os corretores da Vila Brasil para conhecer todas as condições para conquistar o sonho do apartamento próprio.