Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 10/fev/2023
Se você já comprou o seu imóvel, sabe que conhecer todas as informações do processo é uma vantagem para quem deseja poupar dinheiro. Por isso, como amortizar financiamento imobiliário é uma das principais dúvidas de quem deseja diminuir os juros a serem pagos e adiantar o fim das parcelas.
Há documentos e recomendações que devem ser levados a sério por quem pensa em usar a amortização para quitar o financiamento imobiliário. Quer entender como funciona esse processo? Então continue a leitura e conheça todas as informações sobre o assunto.
Neste artigo, você encontrará:
A amortização de financiamento imobiliário consiste em adiantar parcelas do financiamento para diminuir o valor financiado mais rapidamente. A amortização é indicada para reduzir o número de parcelas do financiamento imobiliário e tempo de pagamento e, consequentemente, diminuir os juros aplicados ao saldo devedor.
Há duas modalidades de amortização de financiamento imobiliário: a Tabela PRICE e a Tabela SAC. Além disso, o uso do FGTS também é muito usado para conseguir amortizar as parcelas do financiamento.
A Tabela PRICE também é conhecida como Sistema Francês de Amortização. Nesse sistema, o valor amortizado — ou seja, o valor pago das parcelas — é constante e mais baixo que o da Tabela SAC.
Já com a Tabela SAC — Sistema de Amortização Constante — o valor pago no início do contrato é mais alto, mas decresce com o decorrer do tempo. Por apresentar parcelas de valor mais alto, pelo menos no início do contrato, quem opta pela Tabela SAC deve terminar o pagamento do financiamento mais rapidamente do que se escolhesse a Tabela PRICE.
Para quem acredita que está na hora de sair do aluguel, usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar o financiamento pode garantir a estabilidade do planejamento financeiro.
O Fundo de Garantia é uma poupança, que pode ser usada em casos de demissão por justa causa. No entanto, há situações que permitem que o trabalhador consiga sacar o valor disponível sem ter sido demitido.
Casos de inadimplência, em que a pessoa que fez o financiamento não consegue pagar as parcelas são comuns, e usar o FGTS pode ser a solução para garantir a quitação da dívida. Mesmo que existam opções de como financiar um imóvel com nome sujo, a dica é finalizar as parcelas do financiamento para evitar dores de cabeça com outros processos.
O processo do uso do Fundo para amortizar ou quitar o financiamento pode diferir, conforme a instituição financeira. Portanto, além de conhecer as regras a seguir, é recomendado entrar em contato com o banco que será responsável pelo contrato para garantir quais são as possíveis restrições.
Você pode fazer isso abatendo o saldo devedor com o saldo do seu FGTS, conversando com o seu gerente ou fazendo diretamente os trâmites pelo Internet Banking ou pelo Aplicativo “Habitação Caixa”.
Há várias regras para usar o FGTS para amortizar financiamento. Segundo a Caixa Econômica Federal, o uso pode ser feito para quitar totalmente ou amortizar o financiamento, independentemente se foram feitos pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) ou pelo Sistema Financeiro Habitação (SFH).
A solicitação para o uso do FGTS para amortização da dívida pode ser feita a cada dois anos, quantas vezes forem necessárias.
Quer saber quais são as condições para realizar esse processo? Continue a leitura.
As regras para o comprador do imóvel incluem:
Além das regras que incidem sobre o comprador, há outros princípios que devem ser seguidos em relação ao imóvel, como:
A Caixa Econômica Federal exige os seguintes documentos para sacar o FGTS:
Caso o valor do FGTS não seja o bastante para quitar o financiamento, o Fundo pode ser usado para diminuir em até 80% o valor das prestações nos próximos 12 meses consecutivos. Para sacar o dinheiro, há alguns passos a serem seguidos:
Você sente que chegou o momento de sair do aluguel? Essa pode ser a sua chance de conquistar esse sonho. Imóveis são investimentos reconhecidos por apresentarem estabilidade e constante valorização no mercado.
Para te ajudar a dar o primeiro passo com segurança nessa etapa, conheça os empreendimentos da Vila Brasil. Os lançamentos estão localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás e são opções ideais para quem está buscando um novo lar.