Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 20/nov/2022
As cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro fazem parte de um pólo que concentra forças econômicas, atrações turísticas, belezas naturais, vida urbana e muito mais! O processo de urbanização da região, que foi criado em 1974, foi por meio da fusão entre Rio de Janeiro e Guanabara. Formando hoje em dia uma região metropolitana com muitas oportunidades.
Neste artigo, você encontrará:
Uma região metropolitana pode ser definida pelo recorte político, espacial e estrutural que envolve uma cidade central, considerada metrópole, que servirá de ‘apoio’, ou seja, irá polarizar as cidades ao redor, influenciando consequentemente em pautas econômicas, sociais e políticas.
O município do Rio de Janeiro é considerado um dos mais desenvolvidos do país, com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,799. E integrados à capital existem mais de 20 municípios.
O Rio de Janeiro é conhecido pelas inúmeras belezas naturais e, consequentemente, a cidade acaba atraindo muitas pessoas para visitar os principais pontos turísticos, como praias, Cristo Redentor, patrimônios históricos, etc. Mas a verdade é que a região metropolitana também tem muito a oferecer no setor de turismo, praias, cultura e serviços, confira a lista completa de municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro e a região metropolitana correspondem à segunda maior economia do Brasil, ou seja, responsável por 12,6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Nessas regiões, uma das maiores fontes de economia é a extração de petróleo, seguida da indústria, comércio e serviços.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a região metropolitana do Rio de Janeiro, conte com a ajuda da Vila Brasil para escolher onde morar no Rio de Janeiro, com facilidade de acesso a serviços, terminais de ônibus e centros comerciais. Entre em contato aqui.