Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 05/mar/2024
Saber como é morar em Goiânia e conhecer todas as facilidades que a cidade oferece é o primeiro passo para usufruir de tudo o que ela tem a oferecer. A capital é um dos destaques do Centro-Oeste, sendo considerada uma das principais cidades para viver na região.
Com foco em sustentabilidade, bom índices de segurança e crescimento econômico, essa é uma boa opção para quem deseja viver em Goiás. Acompanhe a leitura para conhecer todos os detalhes sobre a cidade.
O que você lerá a seguir:
Localizada na região Centro-Oeste do país, capital do estado de Goiás, Goiânia está a cerca de 200 quilômetros de Brasília, no Distrito Federal.
A cidade de Goiânia fica localizada no Planalto Central do Brasil. Por se tratar de uma cidade planejada, é também considerada a segunda maior aglomeração urbana do Centro-Oeste do Brasil, perdendo apenas para a capital federal, Brasília.
Goiânia fica localizada ao lado de Anápolis, Trindade e Aparecida de Goiânia. A proximidade com Brasília (DF) impulsiona as oportunidades de desenvolvimento nas áreas de serviços, comércios e indústrias.
A palavra relativa a quem nasce em Goiânia é goianiense.
Goiânia é uma excelente cidade para quem busca morar com qualidade de vida, tranquilidade e boas oportunidades. Além de ser considerada um centro de comércio e serviços, possui uma infraestrutura moderna e muito arborizada.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Goiânia é 0,799, considerado alto.
Confira mais detalhes sobre como é morar em Goiânia.
A região possui uma excelente estrutura de serviços, principalmente relacionados à saúde, com clínicas e hospitais especializados em várias áreas da medicina. Além de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, os principais pontos de atendimento na cidade são:
Quando se trata de educação, Goiânia também está bem posicionada. Um exemplo é a Universidade Federal de Goiás (UFG), eleita a segunda melhor instituição de ensino superior da região Centro-Oeste do país.
Outras opções de ensino superior na região são a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Instituto Federal de Goiás e o Centro Universitário de Goiás.
Em relação à segurança, Goiânia é uma boa cidade para viver. Goiânia foi definida como a sexta cidade mais segura para viver no Brasil pelo Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Esse reconhecimento destaca a cidade como uma das melhores para viver na região Centro-Oeste, garantindo a tranquilidade e segurança de seus moradores.
Morar em Goiânia significa viver em uma cidade com alto potencial de crescimento econômico. De acordo com o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), referente ao período 2022/2023, Goiânia foi destaque como a melhor cidade para aqueles que desejam empreender com menor alíquota de impostos.
Um dos destaques econômicos de Goiânia é o agronegócio, com a produção de grãos, como soja e milho.
Além do acelerado desenvolvimento na região, Goiânia também se destaca pelas grandes extensões de áreas verdes, desde o projeto de construção do município. Em 2024, Goiânia recebeu o título de Cidade Arborizada do Mundo, concebido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com o Metrópolis, este reconhecimento é fornecido a cidades que conseguem preservar áreas verdes no ambiente urbano. Esse foco em preservar a flora da região cria espaços de lazer essenciais para a qualidade de vida dos moradores e para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Os bosques, praças e parques são um verdadeiro convite para um passeio ao ar livre. Confira alguns dos pontos turísticos da cidade:
O custo mensal estimado para uma única pessoa em Goiânia é de R$ 4.598, conforme dados do site Expatistan. É importante frisar que os valores dispostos no site variam conforme o estilo de vida dos moradores e, portanto, apresentam variações.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o salário médio dos trabalhadores formais em Goiânia, em 2021, era cerca de 3,2 salários mínimos.
Escolher onde morar em Goiânia é uma decisão que envolve diversos fatores, como preferências pessoais até a presença de serviços de qualidade na região. Há regiões e bairros na cidade que oferecem infraestrutura completa, acesso a comércios variados e bem-estar para a rotina.
Apesar de ser afastado do centro da cidade, é possível encontrar na região Sudoeste vários serviços para viver com conforto, mas sem ter que se distanciar de casa.
O local é ótimo para quem não tem carro e depende do transporte público, já que a região conta com os terminais Maranata e Garavelo. Além disso, quem gosta de fazer compras vai adorar o Portal Sul Shopping, um centro de compras que fica perto da região.
No quesito econômico, a região conta com centros de distribuição, indústrias e centros comerciais.
A região Noroeste de Goiânia atrai o interesse de novos moradores na cidade por conta do seu grande potencial de crescimento. Bem conectada com outras cidades da região, a região Noroeste tem bairros tranquilos, sendo os principais o Solar Ville, Vila Mutirão e Setor Morada do Sol.
Além disso, por ser considerado um local em crescimento, os bairros receberam investimentos de diversas áreas como saúde, com a presença do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, conhecido como HUGOL, comércios, serviços e lazer.
Quer encontrar o seu lar em Goiânia? Agora que você já sabe como é morar na cidade, aproveite para conhecer os empreendimentos da Vila Brasil para investir no seu futuro na capital de Goiás.
Acesse o nosso site e conheça os imóveis disponíveis.