Blog 31/ago/2022

6 sinais que chegou a hora de sair do aluguel

Muitas pessoas buscam entender se existe uma certa hora de sair do aluguel ou não. Afinal de contas, esse modelo de moradia é extremamente comum e muitas vezes considerado uma zona de conforto diante da economia brasileira.

Entretanto, essa não é uma realidade comum para todos. Em uma pesquisa feita pelo Datafolha juntamente com a startup QuintoAndar, em 2021, cerca de 70% dos brasileiros residem em seu próprio imóvel. Claro que isso muda de região para região, mas em média, a cada 10 brasileiros, apenas 3 vivem de aluguel.

E o que significa isso? Que mesmo com tantos desafios, a moradia de imóvel próprio ainda é a principal opção dos brasileiros. E muito mais que isso, conquistar um bem em seu nome é o sonho de muitos.

Você faz parte dessa fatia da população? Bem, para te ajudar nisso. A gente listou alguns dos principais sinais que mostram que chegou a sua hora de sair do aluguel e investir em um imóvel próprio. Vamos lá!?

Hora de sair do aluguel: 6 sinais que devemos observar

Voltando à pergunta feita ainda no primeiro trecho deste post, existe uma hora de sair do aluguel? Bem, antes de mais nada, precisamos entender a realidade de cada pessoa. Pode ser quando a família tiver crescendo, independência financeira, desejo de morar sozinho, mudança de cidade, entre outros.

Tudo vai depender da sua realidade e dos seus objetivos de vida. Entretanto, pensando nisso, separamos alguns dos casos mais comuns que levam as pessoas a investir no financiamento imobiliário de um imóvel próprio. Confira:

1. Estabilidade financeira

O primeiro passo que devemos observar se está na hora de sair do aluguel ou não é sobre a nossa realidade financeira. Sabemos que a gente passa por um momento de instabilidade na economia, mas isso não significa que todos vão se perpetuar nesse cenário para sempre.

Se com o passar do tempo, você se vê mais bem estável, com uma boa renda, dívidas totalmente liquidadas, sem nenhum outro tipo de empréstimo, isso pode ser um bom momento para comprar o seu primeiro apartamento.

Entretanto, isso não significa que você não necessitará mais de planejamento financeiro. Muito pelo contrário! Na verdade, essa prática deve ser feita independentemente de qualquer objetivo de vida, sempre devemos acompanhar todas nossas finanças. Combinado?

2. Disponibilidade para investir em algo

Muito ligado a dica anterior, está a disponibilidade de investir em alguma coisa. Todas as suas despesas estão liquidadas e você tem sempre uma boa reserva financeira para fazer um grande investimento, isso significa que talvez, ter um imóvel próprio é o próximo passo a ser dado.

Antes de mais nada, precisamos frisar que investir em um imóvel é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores maneiras de fazer a aplicação do seu dinheiro. Independentemente da sua escolha, sempre será uma ótima forma de economizar dinheiro com aluguel ou poderá se tornar futuramente até uma nova fonte de renda.

3. Família vai aumentar

Outra situação muito recorrente e que mostra que chegou a hora de sair do aluguel é quando a família está mudando. Seja por conta de um casamento e a união de duas pessoas, a chegada de novos filhos e, até mesmo, adotar um pet, são sinais que talvez o imóvel que você loca ficou pequeno para a futurapara futura realidade.

Para quem está se planejando nessa expansão, coloque na ponta do lápis esse próximo passo e deixe o aluguel de uma vez para trás.

4. O aluguel não parece ser algo mais rentável

Outro motivo muito comum que leva as pessoas a sair do aluguel é quando entendemos que financeiramente, o aluguel não compensa. Por esse motivo é tão importante sempre realizar o planejamento financeiro.

Assim, conseguimos entender se as despesas estão sobressaindo das receitas. E na grande maioria das vezes o aluguel é um grande peso na nossa saúde financeira. Afinal, estamos investindo uma grande quantia para algo que não tem retorno, enquanto o valor das parcelas de um financiamento imobiliário é algo que está ligado a um futuro sólido seu, é um investimento de vida!

5. Vontade de ter algo mais a sua cara

Uma outra coisa que a locação de um imóvel se torna um grande problema é a dificuldade de personalizar o bem da forma que você deseja. O lar não é considerado um lugar sagrado à toa, ele é fonte de descanso, de renovação, de bem-estar e qualidade de vida.

Mas e se eu desejo mudar alguma coisa, como pintar paredes, trocar uma porta de lugar, expandir um cômodo. Tudo isso fica bem mais difícil com um locatário que não deseja isso, certo?

Nesse sentido, quando entendemos que o lugar que a gente mora não tem a nossa cara, significa que talvez investir em algo próprio seja a melhor escolha. A partir disso tudo — ou quase tudo — que você deseja, poderá ser feito.

6. Você tem domínio sobre planejamento

Em sexto e por último ponto, outro sinal que mostra que chegamos a hora de sair do aluguel é quando dominamos a nossa vida da melhor maneira possível. Sim, aqui falamos de planejamento financeiro, mas é algo maior, planejamento de vida.

Se você está estabilizado em um emprego, em uma cidade, tudo na sua vida está ocorrendo conforme planejado é chegado o momento de tomar um grande passo. Nesse caso, o investimento em um imóvel é considerado uma das principais etapas da nossa história.

E quando você se enxerga em uma realidade que a maior parte dos seus desejos se realizaram, é um momento especial para dar novos passos. Por esse motivo é tão importante ter consciência sobre nossos planos, desejos e caminhos percorridos.

Em resumo, esses são os principais sinais que mostram que chegou a hora de sair do aluguel. Você se viu nessa situação? Então, chegou a hora de começar a se planejar financeiramente. Sabia que a Vila Brasil preparou um guia completo para ajudar nas finanças antes de sair do aluguel? 

Aproveite para fazer download do nosso e-book e fique por dentro. Certamente ele vai te ajudar muito na sua nova jornada!

 

Leia Também

Assine nossa newsletter e
fique por dentro das novidades

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.
Por favor! Informe o seu celular.
Valor incorreto O campo obrigatório não pode ser deixado em branco