Quer receber dicas para comprar ou cuidar do seu lar?
Receba todas as nossas dicas por email:
Blog 25/abr/2024
Uma área de lazer em condomínio é destinada para o entretenimento e convívio social dos moradores de um empreendimento. Projetadas para oferecer uma variedade de atividades, esses espaços atendem a diferentes necessidades, otimizando a qualidade de vida de quem frequenta esses espaços.
Este guia explora os principais detalhes sobre a área de lazer que precisam ser considerados.
A seguir, você lerá mais sobre:
Quer saber mais? Continue a leitura.
Não há espaços específicos que devem estar na área de lazer. Bons condomínios tendem a apresentar uma variedade que garante o bem-estar, conforto e praticidade dos moradores.
Algumas das áreas comuns que podem estar presentes em um condomínio são:
As áreas de lazer são consideradas essenciais para proporcionar benefícios físicos, mentais e emocionais para os moradores de um empreendimento imobiliário. Nesses lugares, eles podem se engajar em atividades físicas, como natação, musculação e outras, mantendo um estilo de vida saudável e ativo.
Além dos benefícios físicos, esses locais são importantes para a promoção do bem-estar mental. Os residentes podem usar esses lugares para interagir com outras pessoas, promovendo a interação social. Eventos como festas são oportunidades para fortalecer laços e criar novas amizades.
As vantagens de uma área de lazer em condomínio pode ser resumida em incentivar a qualidade de vida, convívio social e bem-estar.
Por isso, para aqueles no início do processo de escolher entre casa ou apartamento, as áreas comuns são consideradas um dos fatores para antes de fazer a escolha.
Os ambientes recreativos são essenciais para garantir a valorização de um imóvel. Esses locais, quando bem planejados, aumentam o valor percebido do condomínio, tornando a propriedade mais atrativa para morar.
Ao conhecer o condomínio, a presença de uma variedade de áreas de lazer e infraestrutura reforça a qualidade de vida oferecida aos moradores, destacando o ambiente como propício para o convívio social e atividades recreativas.
Nesse sentido, ao vender ou alugar o imóvel posteriormente, o valor será maior, pois o espaço certamente será valorizado.
Esses espaços são, em geral, utilizados apenas por moradores, criando um ambiente protegido onde os adultos podem relaxar sem preocupações com segurança. Esses locais também passam por manutenções constantes para manter as instalações adequadas.
Além disso, a praticidade de viver próximo a áreas de lazer completas torna mais fácil e acessível desfrutar de momentos de descontração.
Os espaços ao ar livre e equipamentos para atividades, como piscinas ou academias, estimulam a prática regular de exercícios físicos. A conveniência de ter uma área de lazer próxima facilita que os moradores incorporem atividades físicas em sua rotina.
Sendo assim, é possível observar uma melhoria na saúde física, como a melhoria da condição cardiovascular, a redução do estresse e a diminuição do sedentarismo.
Esses lugares garantem a interação social dos residentes, sendo considerada um aspecto essencial para o desenvolvimento de uma comunidade unida. Assim, todos podem compartilhar de momentos de lazer e a prática de atividades similares, fortalecendo o senso de pertencimento.
Além disso, o playground e a brinquedoteca garantem a chance de interação de crianças da mesma ideia e o desenvolvimento de habilidades sociais.
Os condomínios horizontais são empreendimentos compostos por casas, para criar comunidades em que é possível aproveitar de imóveis com áreas privativas maiores.
Assim como em empreendimentos verticais — edifícios —, os condomínios horizontais apresentam uma variedade de seleção de áreas comuns, entre outras vantagens.
Acesse o blog da Vila Brasil Engenharia e conheça mais sobre esse modelo de investimento.